Esclareça as principais dúvidas sobre planos de saúde

Depender do Sistema Único de Saúde – SUS tem se tornado uma situação bastante desgastante para os usuários em virtude de todos os problemas enfrentados pela área de saúde em nosso país. Por isso, muita gente passou a adquirir planos de saúde. As dúvidas mais frequentes entre as pessoas são […]

Por Redacao em 17/10/2011

Com todos os problemas enfrentados pela área da saúde, em nosso país, depender do Sistema Único de Saúde,  tornou-se uma situação bastante desgastante. Para não depender dele, muitas pessoas fazem um sacrifício no orçamento e pagam um plano de saúde. No entanto, antes de adquiri-lo, informe-se, para que ele seja  uma solução, aos seus problemas e não mais uma dor de cabeça. Listamos as perguntas, mais frequentes, sobre planos de saúde. Acompanhe:

1º O plano de saúde cobra por serviços que você nem utiliza? Quem recorre a um plano de saúde é porque tem a necessidade de cuidar melhor de sua saúde.  Agora, imagine, você pagar por um serviço que não irá utilizar! Isto acontece? A resposta é positiva. Alguns homens pagam  por atendimento de obstetrícia.  Para evitar situações como esta, leia atentamente o contrato e se perceber algo desse tipo, solicite a mudança no contrato ou o cancelamento do plano.

2º O que fazer para conhecer as especialidades médicas e os hospitais credenciados? Após adquirir o plano, solicite uma cartilha para verificar a listagem de profissionais, hospitais e clínicas credenciadas, para marcação de consultas e atendimento.

3º Quais os fatores que determinam se um plano oferece uma boa estrutura? O primeiro detalhe, é saber se os hospitais do plano oferecem serviços de UTI, atendimentos cardiológicos, dentre outros. Verifique também, se ele dispõe de tratamentos quimioterápicos. Vale salientar que, há planos que cobrem internação em enfermaria e em quartos. Informe-se com a atendente sobre isto.

4º O plano tem cobertura em outros estados e no exterior? Esta é a dúvida de muitos. Imagine você viajar com seus familiares e de repente, precisar de um socorro! O que fazer então? É preciso saber, antecipadamente,   se o seu plano faz cobertura de atendimento em outros locais.

5º Por qual motivo o plano poderá ser cancelado?  Havendo atraso de pagamento, a partir de 60 dias a empresa já poderá cancelar o contrato. Por isso, mantenha o pagamento sempre em dia, para evitar constrangimentos.

6º O que fazer se a empresa deixar de cumprir alguma cláusula do contrato? Se a empresa deixar de cumprir algo que está estabelecido no contrato, não hesite! Procure a justiça para cobrar os seus direitos!

7º Como saber se o plano que você pretende adquirir realmente tem qualidade?  Não se iluda com conversas de corretores de plano de saúde, o que eles querem é vender! Para esclarecer esta dúvida, é preciso acessar o site do Procon de sua cidade, da Agência Nacional de Saúde – ANS ou até mesmo do Tribunal de Justiça Estadual. Nesses sites, pelo número de reclamações, certamente, será possível tirar conclusões acerca do plano de saúde que pretende adquirir.

Agora que você já tirou suas dúvidas, escolha o plano de saúde que  contemple a sua  necessidade e que preste um serviço com muito profissionalismo. Não é o preço que definirá o melhor plano, mas sim a competência médica, estrutura e a seriedade da empresa.

Top