Esclareça as principais dúvidas sobre o Enem 2011

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. Para esclarecer as dúvidas dos mais…



O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. Para esclarecer as dúvidas dos mais de 5,3 milhões de estudantes inscritos para prestar a prova o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas e Medidas (Inep) disponibilizou em seu endereço eletrônico um canal para esclarecer dúvidas.

O exame do ano vigente seguirá o exemplo de 2010, onde foram ministradas quatro provas objetivas distintas (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias) além da redação. Cada avaliação teve 45 questões de múltipla escolha.

Na última semana começaram a ser entregues os cartões de inscrição para os alunos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas há o risco de atraso por causa da greve dos Correios. O Ministério da Educação e os Correios não acreditam no risco de atraso, pois foi montada uma logística de distribuição, até o próximo dia 14, para os 5,3 milhões de candidatos. De qualquer forma, o estudante pode imprimir seu cartão pela internet e usá-lo no dia da prova. Sem o comprovante, os candidatos não poderão fazer o Enem.

Durante cada dia de aplicação da prova será realizada duas avaliações. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No segundo dia, domingo, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

As provas serão aplicadas em os Estados do Brasil. O local em que cada estudante fará a prova pode ser consultado no Cartão de Confirmações, que já foi encaminhado por correspondência no endereço informado na inscrição, ou o estudante pode confirmar por meio do endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova.

Leia Também:  Faltosos do Enem custam 61,2 milhões de reais ao governo

Segundo informações publicadas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas e Medidas, é obrigatória a apresentação de documento com foto no dia da prova. Os candidatos devem observar a data de validade do documento, não serão aceitos documentos com validade vencida.

No dia do exame serão aceitos os seguintes documentos: Cédula de identidade (RG) expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; a identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Certificado de Reservista; o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

Não serão aceitos Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou, ainda, cópia de documentos, mesmo que autenticadas.

Top