Esclareça as principais dúvidas sobre inspeção veicular

Algo que os motoristas deveriam sempre priorizar na manutenção de seus carros é a inspeção visto que ela poderá contribuir tanto no cuidado do veículo quanto até mesmo na segurança do proprietário. Obrigatoriamente, a inspeção precisa ser agendada com antecedência. Este não é um procedimento feito às pressas ou de qualquer forma […]

Muitas pessoas ainda se complicam quando a conversa envolve automóvel e tudo o que está  relacionado  a ele. Em meio a tanta correria do dia a dia, assuntos de extrema importância, como manutenção e inspeção veicular,  acabam sendo esquecidos por muitos donos de veículos. Falando nisso, algo que os motoristas deveriam sempre priorizar na manutenção de seus carros é a inspeção, visto que ela  contribui tanto no cuidado do veículo como  na segurança do proprietário, além de ser obrigatória. Por isso, fique atento as informações acerca deste tema:

Obrigatoriamente, a inspeção precisa ser agendada com antecedência. Este não é um procedimento feito às pressas ou de qualquer forma. É preciso marcar um dia junto aos órgãos competentes de sua cidade.

– O veículo que for movido por mais de um combustível como os biocombustíveis, por exemplo, deve comparecer à inspeção abastecido com todos eles. Caso contrário, o carro poderá ser rejeitado.

– O pagamento da inspeção  não poderá ser feito na hora do procedimento. Este processo deverá ser realizado em outro local, que será indicado no momento do agendamento.

– É importante chegar ao local da inspeção antes do horário agendado, visto que, atrasos nem sempre são tolerados e, caso ocorra, é bem provável que você precise marcar outro horário, mesmo que sem custo adicional.

– Cuidados com freios, suspensão e lataria nem sempre recebem atenção de muitos motoristas por não fazerem parte da inspeção. No entanto, estes e outros itens do veículo devem  sempre ser verificados, para garantir o bom funcionamento do automóvel.

– A inspeção é algo que acontece de forma rápida. O tempo médio é entre cinco e sete minutos para veículos movidos à gasolina, álcool e gás natural.  E de sete à dez minutos  para os veículos que utilizam diesel. Todavia, todo o processo não dura mais que 35 minutos.

Continuar Lendo  Inspeção Veicular 2012

– Após concluir a inspeção (caso seja aprovado) você receberá um adesivo que será colocado do lado esquerdo, no vidro dianteiro do carro.

– Você poderá efetuar o licenciamento do veículo após dois dias.

– Saiba que a inspeção é um procedimento regulamentado por lei. Caso seja realizado fora do prazo, será pago uma multa no valor de R$ 550,00.

Portanto, não esqueça que realizar a inspeção do seu carro é parte essencial a fim de que você esteja em dia com o veículo e também com as autoridades competentes. Sem contar na segurança que você estará oferecendo a você e aos outros.

Top