Esclareça as principais dúvidas sobre deportação

Deportação é um termo bem usado na imprensa e confunde muita gente. Saiba exatamente as suas características e diferenças entre outros. […]

Noticiada sempre nos principais jornais do país, a expressão deportação traz dúvidas para muita gente e confunde-se com outros termos semelhantes, tais como expulsão e extradição. O que é exatamente deportar alguém? Em que condições isso acontece? O termo significa basicamente retirar do país o estrangeiro que esteja em situação ilegal, devido a diversas situações.

Motivos da deportação

Isso acontece quando o estrangeiro entra de forma clandestina no país, quando permanece em tal território sem o visto ou que ele tenha vencido ou ainda quando o indivíduo entra em determinado país com um certo visto para exercer tal profissão e com o decorrer do tempo, essa autorização torna-se inadequada, quando aquele muda de emprego, por exemplo. Isso é muito comum. Se ele for descoberto na situação irregular, a Polícia Federal o notificará e ainda dará um tempo de três a oito dias para sair de tal país. Se ainda assim não retirar-se, a corporação atuará e fará sua deportação imediatamente.

 Deportação e seus diferenciais

Um detalhe que deve ser percebido é que a deportação dá a chance do indivíduo sair voluntariamente de determinado país, o que é bem diferente da extradição (quando um Estado entrega um indivíduo acusado de uma infração cometida fora de seu limite a outro Estado responsável por julgá-lo e puni-lo) e da expulsão (ocorre com aquele estrangeiro que atenta contra a segurança nacional, entre outros pontos e ele não pode retornar ao país).

O estrangeiro é afastado do país, mas se ele quiser, pode retornar sem problema algum. Aqui no Brasil, por exemplo, caso o indivíduo queira voltar, ele deverá ainda pagar ao governo federal tudo aquilo que foi gasto com a sua deportação.

 Informações para estar dentro da legalidade

Por tudo isso, é muito importante ter bastantes informações em mãos antes de ir para outro território. Casos de ilegalidade são muito comuns de serem vistos em países que ainda são atraentes para muitos, como os EUA, por exemplo. Muitas pessoas têm vontade de estudar ou trabalhar no estrangeiro e por não saberem alguns detalhes, podem permanecer em países de forma inadequada. O ideal é ter tudo ao alcance antes de ir para fora do Brasil.

Leia Também:  www.viaembratel.com.br - Via Embratel TV Por Assinatura

 

Top