Esclareça as dúvidas sobre câncer hereditário

Esclareça as dúvidas sobre câncer hereditário

O câncer é considerado uma das maiores causas de morte em todo o mundo, sendo definido como uma doença genômica que surge em consequência…

Por Editorial MDT em 23/05/2013

O câncer é considerado uma das maiores causas de morte em todo o mundo, sendo definido como uma doença genômica que surge em consequência de alterações cumulativas no material genético DNA de células normais. Essas transformações ocorrem até que as células se tornem malignas. As causas que provocam essa condição são muitas, sendo uma delas a hereditariedade. Saiba mais sobre o assunto e esclareça suas dúvidas sobre o câncer hereditário.

O câncer de mama pode ser causado por hereditariedade. (Foto: divulgação)

Causas do câncer

As causas do câncer ainda geram muitas dúvidas pelos especialistas. Enquanto alguns hábitos de vida são considerados perigosos, ainda existem dúvidas sobre a influência de fatores genéticos no surgimento da doença. A falta de informações afeta não só a população, mas também os profissionais da área da saúde.

Uma pesquisa feita com 748 pessoas, incluindo profissionais da saúde, 90% do grupo afirmou que acredita que fatores hereditários aumentam significativamente o risco de câncer. Na verdade, somente de 5% a 8% dos tipos de câncer são causados por um gene herdado.

De acordo com especialistas em oncologia, a confusão ocorre porque existem fatores externos como álcool, tabaco e outras substâncias presentes no plástico que provocam alterações nos genes, servindo como uma ponte para o câncer.

Entretanto, os especialistas afirmam que existem tipos de câncer com predisposição mais alta em caso de doenças hereditárias, é o caso da polipose familiar do cólon. Trata-se do crescimento de vários pólipos na parte interna do cólon ou reto. Quem possui a doença tem maiores chances de desenvolver tumores nessas regiões intestinais. Nesse caso, o câncer não ocorre devido a fatores genéticos que predispõe seu aparecimento, e sim devido a doença ser comum na família e ajudar no aparecimento do problema.

O câncer provoca alterações genéticas. (Foto: divulgação)

Veja também sintomas do câncer de colo de útero 

Câncer hereditário

O câncer é resultado da interação de fatores ambientais e genéticos do indivíduo. Apenas uma pequena porcentagem é causada por fatores hereditários, dentre eles estão os cânceres de mama e de intestino. Quando há casos na família, o indivíduo tem maior probabilidade de ter os mesmos tipos de tumores que a população em geral.

Esse fator é um motivo para se ter mais cuidado com a prevenção. O ideal é que nesses casos, as pessoas façam exames preventivos periódicos, como mamografias e ultrassom, além dos exames de colonoscopia para os herdeiros de pessoas com câncer de intestino. Além disso, é essencial procurar o médico caso apareça alguma alteração no organismo.

Se o câncer for diagnosticado no início, e antes que saia do seu local de origem, o tratamento é mais eficaz. Com a popularização dos exames de mamografia, por exemplo, o número de mortes por câncer de mama foi reduzido em 30%.

Os fatores hereditários são menos frequentes nas causas de câncer. (Foto: divulgação)

Veja os tipos de câncer que mais matam no Brasil

O câncer hereditário é uma condição que acomete poucos indivíduos, sendo mais comuns os tipos provocados por fatores externos. Entretanto, é preciso ficar atento para prevenção dessa doença que pode levar ao óbito. Caso apareçam alguns sinais e sintomas, o médico deverá ser consultado.

Top