Erros que podem comprometer a aposentadoria

Enquanto algumas pessoas já começam a planejar a aposentadoria logo no primeiro emprego, outras deixam para a reta final esse planejamento, quando estão com…

Enquanto algumas pessoas já começam a planejar a aposentadoria logo no primeiro emprego, outras deixam para a reta final esse planejamento, quando estão com mais de 50 anos de idade ou próximas de completar o período mínimo definido por lei para se aposentar por tempo de contribuição.

Para ter uma aposentadoria tranquila, é preciso evitar alguns erros muito comuns (Foto: Divulgação)

A demora no planejamento é um dos erros que podem comprometer a aposentadoria, pois o trabalhador acaba perdendo um tempo importante para acumular uma boa reserva financeira, que poderia ser usada assim que decidisse não trabalhar mais. Nesse caso, o ideal é prolongar um pouco mais a carreira ou atuar como investidor, para acelerar a formação de poupança.

Para ter uma aposentadoria tranquila e sem maiores apuros, conheça alguns erros que você deve evitar.

Saiba mais: Aposentadoria por idade e tempo de serviço, como solicitar

Achar que os gastos pós-aposentadoria serão menores que os atuais

Para não poupar, algumas pessoas dão a desculpa de que estarão velhas demais quando se aposentarem (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas acham que, assim que se aposentarem, terão menos gastos, já que estarão em idade avançada e passarão mais tempo em casa, diminuindo as viagens e saídas. Além disso, há também a ideia de que os filhos estarão andando por conta própria e que não precisarão mais da ajuda dos pais.

Em alguns casos isso pode até ser verdade, mas não é regra, pois muitos aposentados resolvem passear bastante e conhecer novos lugares, enquanto outros optam por ajudar os filhos ou às vezes precisam cuidar da saúde. Por esses motivos, é preciso pensar que os gastos poderão até ser maiores depois que se aposentar, passando a poupar um pouco mais do que previa.

Leia Também:  10 dicas para administrar as finanças do casal

Não aceitar a queda no padrão de vida

Para evitar a queda no padrão de vida, alguns trabalhadores gastam o dinheiro da aposentadoria para comprar bens que muitas vezes nem serão usados (Foto: Divulgação)

Algo que também pode comprometer a formação de poupança para a aposentadoria é a não aceitação na queda do padrão de vida. Um exemplo disso acontece quando os filhos saem de casa e comprometem a renda na compra da casa própria, para manter o mesmo padrão que possuíam quando viviam com os pais.

O ideal é poupar na juventude para ter um padrão de vida melhor na terceira idade.

Consumir mais do que poupar

Gastar mais do que poupar é outro erro que pode comprometer a aposentadoria (Foto: Divulgação)

Outro erro que pode atrapalhar a aposentadoria é o consumo exagerado. Muitas vezes, as pessoas compram coisas que nem mesmo irão utilizar, comprometendo a renda e gastando importantes quantias que poderiam ser aplicadas em investimentos para o futuro. Pense nisso.

Veja as dicas: Como economizar para aposentoria

Pensar que a aposentadoria é o fim da linha

Para muitas pessoas, a aposentadoria não é o fim da linha, mas sim o início de uma nova e bela etapa da vida (Foto: Divulgação)

Alguns jovens costumam pensar que, quando se aposentarem, serão velhos demais para fazer qualquer coisa e preferem gastar tudo o que ganham enquanto estão na ativa. Para mudar esse quadro, o segredo é encarar a aposentadoria como uma fase da vida em que você poderá realizar vários sonhos, como fazer aquela viagem que sempre quis, aprender a dançar ou a nadar, etc. Assim, você começará a poupar desde cedo.

Top