Erros que podem acabar com sua carreira

Existem diversos erros que podem acabar com sua carreira. A vida profissional tem sua imensa importância no dia a dia de muitas pessoas e alguns…

Por Redacao em 12/07/2014

Existem diversos erros que podem acabar com sua carreira. A vida profissional tem sua imensa importância no dia a dia de muitas pessoas e alguns erros que as vezes nem percebemos que cometemos podem atrapalhar nossa carreira.  Os cuidados devem ser tomados desde a preparação do currículo, entrevista, admissão até a atuação no ambiente de trabalho. Há quem já garanta a vaga com um currículo bem feito, livre de erros ortográficos ou gafes, há também trabalhadores que aprendem a lidar com situações adversas no trabalho sem cometer erros que podem comprometer sua carreira.

Leia também: Como ter sucesso profissional em 10 anos

Erros que podem acabar com sua carreira - A ascensão profissional depende de inúmeros esforços e cuidados com a sua atuação no ambiente de trabalho (Foto: Divulgação)

Erros que podem acabar com sua carreira

Existem erros comuns que podem ser cometidos por qualquer pessoa em um ambiente de trabalho e infelizmente comprometem a carreira ou atuação do trabalhador naquela empresa. Veja abaixo erros que podem acabar com sua carreira:

  • Urgente X Não urgente

Não saber distinguir urgente do que pode ser adiado pode ser um grande erro. Essa preocupação desordenada e a falta de priorização de certas atividades pode trazer stress a todos a volta, desmotivação e até mesmo desligamentos.

  • Não saber lidar com aborrecimentos

Saber lidar com contratempos é essencial. Não ter sua ideia reconhecida, ser criticado injustamente, entre outros aborrecimentos que podem acontecer no trabalho, não podem afetar sua relação com chefes e colegas. É preciso ter jogo de cintura e saber deixar para trás visando a eficiência da sua função.

Pensar individualmente é necessário, porém é preciso também trabalhar em equipe e pensar na empresa como um todo na hora de ser um bom trabalhador (Foto: Divulgação)

  • Pensar individualmente

É importante ter um pensamento individual, pois afinal mesmo você fazendo parte de uma equipe em que o empenho deve ser mútuo, no fim do mês você terá seu salário “individualmente”. Porém é errado investir em sua carreira de uma perspectiva que vise apenas objetivos individuais ao invés de metas que contribuam para todo o grupo.

Confira: 5 coisas para se fazer depois da entrevista de emprego

  • Recusar novas funções

Sair da zona de conforto pode ser uma ótima ideia para crescer profissionalmente. Ao invés de focar apenas nas tarefas da sua função, aceite novas funções quando lhe forem oferecidas. Você pode construir o seu diferencial em relação aos concorrentes fazendo isso.

  • Esperar por reconhecimento

Infelizmente nem sempre o esforço do trabalhador, ideia ou até mesmo capricho é reconhecido. O feedback é importante e trás bastante satisfação para quem se dedica, porém ficar no aguardo desse reconhecimento pode ser frustrante quando não o se tem.

  • Exagerar nas redes sociais

Quando se tem o chefe e/ou colegas de trabalho no facebook, twitter ou qualquer outra rede social, é necessário tomar cuidado com o que se fala. Embora alguns posts soem como brincadeira ou se refiram a diversão do fim de semana, é preciso saber ter cautela. Por exemplo, muitas pessoas postam ou compartilham fotos com por exemplo “Aleluia, fim de semana!” isso pode soar mal para um chefe que esteja lendo. Mesmo que sem intenção, pode parecer que você não gosta do seu trabalho e conta os dias para o fim de semana, e mesmo que isso seja verdade, não é legal que seu chefe desconfie disso não é mesmo? O conselho também vale para críticas, indiretas ou comentários em relação a colegas e empresa.

Erros que devem ser evitados nas redes sociais

Redes sociais no trabalho podem trazer diversos problemas (Foto: Divulgação)

Os erros que podem ser cometidos nas redes sociais merecem ser mais explicados por terem o poder de afetar bastante a carreira de um trabalhador. Veja abaixo os erros que devem ser evitados nas redes sociais:

Detalhes pessoais na internet

Quando se tem o chefe ou colegas de trabalho nas redes sociais é preciso ter cautela. No facebook, por exemplo, existe a configuração de escolher quais pessoas poderão ver o que você está postando. Seja uma foto, vídeo, post seu ou post compartilhado. É importante saber usar essas funções ou não se arriscar colocando na internet informações que digam demais sobre sua rotina ou personalidade.

Rede social no ambiente do trabalho

Há quem cheque sua rede social no trabalho de minuto em minuto e isso pode diminuir o rendimento do profissional. Pode também mostrar falta de comprometimento com suas funções bem como falta de respeito com os colegas e chefe.

Veja: Dicas para conseguir o trabalho dos seus sonhos

Manifestar desapontamento com a empresa

Mesmo que não seja diretamente, citando nomes ou dando a entender que você esteja falando do seu trabalho, qualquer comentário pode ser perigoso.  Quem faz isso passa para seus superiores a imagem de insegurança e imaturidade.

É possível manejar redes sociais e emprego da maneira exata evitando os erros aqui citados. Colocar-se no lugar de colegas e chefe pode ajudar bastante. Esperamos que erros que podem acabar com sua carreira citados possam ajudar você a ter uma melhor convivência e eficiência no ambiente de trabalho.

 

Top