Erros para não cometer durante uma reunião

A reunião é uma das situações mais difíceis de lidar no emprego. Os funcionários normalmente se reúnem para apresentar ideias, encontrar soluções para o cliente ou tomar uma decisão. Quando o profissional não tem uma postura adequada, ele pode ser prejudicado.

É importante não chegar atrasado na reunião de trabalho. (Foto:Divulgação)

Apesar de ser uma ótima oportunidade para fazer networking e fechar novos negócios, a reunião requer cuidados para que o participante consiga manter a etiqueta profissional. É importante fazer de tudo para melhorar a imagem perante aos colegas, clientes e fornecedores.

Erros em uma reunião

Confira a seguir os principais erros cometidos em reuniões e saiba como evitá-los:

Roupas inapropriadas
A reunião é um encontro de negócios, por isso não dá para se vestir de qualquer forma. Se a empresa costuma usar trajes formais, é importante respeitar a cultura.

Chegar atrasado
A pontualidade é uma das maiores virtudes de um profissional, por isso um simples atraso pode prejudicar todo o desenrolar da reunião.

Como já dizem por aí, tempo é dinheiro, por isso é importante fazer de tudo para não atrasar. Se o atraso for algo previsto, vale a pena avisar os outros participantes da reunião com antecedência.

É importante tomar notas e evitar conversas paralelas. (Foto:Divulgação)

Redundância
Ao apresentar uma ideia para os demais profissionais, é fundamental tomar cuidado para não ser redundante. Repetir os pontos que já foram abordados pode prejudicar o andamento da reunião, além de dar a entender a falta de domínio sobre o assunto.

Conversas paralelas
Conversar com o colega ao lado durante a fala do outro é uma grande falta de respeito. Os cochichos causam má impressão e mostram que o participante não está focado na pauta da reunião.

Confiar apenas na memória
Nem sempre a memória é capaz de guardar todas as decisões tomadas durante a reunião. Por isso, é importante ter em mãos um bloco de notas e uma caneta para anotar os pontos mais importantes e as observações que não podem ser esquecidas.

Competições exageradas
Muitos profissionais acabam competindo entre si nas reuniões para conseguir ser autor da melhor ideia. Esta competição não faz bem para a equipe, afinal, todos devem se unir e produzir juntos a melhor solução.

O profissional deve evitar atender ao celular durante a reunião. (Foto:Divulgação)

Perguntas sem autorização
Enquanto um palestrante estiver apresentando, é importante não fazer perguntas se ele não autorizar. Também é recomendado evitar levantar questionamentos simplesmente para parecer inteligente.

Atender ao celular
Para evitar interrupções e aborrecimentos durante a reunião, é necessário desligar o celular. Se o profissional estiver esperando uma ligação urgente, ele deve informar os outros participantes antes da reunião começar.

Reply