Erros na postura na hora de dormir

O sono exerce função essencial na capacidade de aprendizado e também na consolidação da memória. Enquanto passamos bons momentos de sono, nosso corpo produz…

O sono exerce função essencial na capacidade de aprendizado e também na consolidação da memória. Enquanto passamos bons momentos de sono, nosso corpo produz muitos hormônios e substâncias que desempenham funções vitais do nosso organismo. Portanto, dormir bem é indispensável. Dormir na posição incorreta pode prejudicar o padrão de sono e ainda gerar dores. Saiba mais sobre os erros na postura na hora de dormir.

A postura adequada é essencial para prevenir problemas e dores. (Foto: divulgação)

Sono e postura

O sono é indispensável para o equilíbrio das funções do nosso corpo. Acabar com esse descanso ou prejudica-lo pode comprometer todo o equilíbrio do organismo no futuro. Durante o sono, o controle da musculatura da cabeça é perdido, sendo assim é essencial ficar de olho na postura certa para dormir.

O ideal é deixar a coluna sempre alinhada com o tronco, pois a circulação do sangue é melhorada e facilita os estímulos elétricos que o cérebro manda para outras partes do corpo.

As posturas errôneas durante o sono e o excesso de estresse são muito comuns e podem gerar vários problemas nas regiões cervicais, torácicas e lombares. Por serem mais resistentes, os jovens não sentem logo no início as consequências. Entretanto, depois de certo tempo, os problemas começam a vir à tona e podem ser mais difíceis de serem solucionados.

Dormir é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. (Foto: divulgação)

Veja também melhores posições para dormir bem

Erros na postura na hora de dormir

1. Barriga para baixo: ocorre uma flexão exagerada nessa posição, podendo gerar torções na coluna cervical e lombar. O mais indicado é dormir de lado e utilizar dois travesseiros, sendo um para apoiar a cabeça e outro entre os joelhos e pernas;

Leia Também:  Decoração De Festa Junina Como Fazer

2. Braço embaixo do travesseiro: essa postura prejudica o alimento da coluna e pode dificultar a circulação, já que o peso da cabeça comprime o braço, veias e nervos. Os braços devem ficar livres e os ombros sempre alinhados;

3. Dormir no canto do travesseiro: os cantos preferidos na hora do sono podem ser prejudiciais para a integridade da musculatura e ossos da coluna cervical, gerando pequenos traumas que podem causar dor com o tempo. O ideal é deixar a cabeça bem no centro do travesseiro, que deve estar sob um ângulo de 90 graus;

4. Travesseiro alto ou baixo demais: esse fator causa desalinhamento da coluna cervical, sendo prejudicial para a circulação do sangue e dificulta os estímulos que são enviados pelo cérebro para o corpo. O travesseiro correto deve preencher o espaço entre o colchão e a cabeça.

Dormir de mau jeito pode causar problemas na coluna. (Foto: divulgação)

Veja também dormir mais ajuda a combater dores 

O sono é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, por isso, deve ser feito com qualidade. A postura durante o sono é indispensável para evitar dores no corpo e também prevenir deformidades na coluna. Tenha cuidado com a postura exercida durante o sono e obtenha um padrão de vida muito agradável. 

Top