Erros mais comuns ao estudar para concurso público

Esquecer de ler o edital, de levar os documentos necessários para a prova ou inclusive deixar para estudar de última hora são erros mais…

Esquecer de ler o edital, de levar os documentos necessários para a prova ou inclusive deixar para estudar de última hora são erros mais comum de quem vai prestar concurso. Para ajudar quem está na luta por uma vaga no cargo público, confira a seguir os erros mais comuns ao estudar para concurso público e saiba como driblá-los.

Não planejar o estudo

Antes de começar os estudos é preciso fazer um planejamento. (Foto Divulgação)

Um dos erros mais comum ao estudar para concurso público é não fazer o planejamento do estudo. Todavia quem vai prestar um concurso precisa estar preparado. As provas não sai fáceis, sobretudo quando o número de vagas é baixo e o cargo possui grande chance de crescimento e de salário.

Leia mais: Como estudar leis para concurso público: dicas

É preciso destinar no mínimo três horas por dia aos estudos. O indivíduo deve realizar resumos e muitos exercícios da matéria cobrada. Refazer provas anteriores também uma excelente forma de estudar.

Dar prioridade às matérias mais fáceis

Apenas com foco e disciplina é que hoje se passa numa prova de concurso público. (Foto Divulgação)

É muito comum o candidato priorizar as matérias que possui mais facilidade e esquecer aquelas que não gosta ou que são chatas de estudar. Português, matemática, informática e atualidade são disciplinas básicas e importantíssimas em concursos públicos. Se sua missão é passar em um concurso, é preciso ter estuda bem todas as matérias.

Veja também: Plano de estudo para concurso público, passo a passo

Deixar o stress tomar dominar

Estudar para concurso público é estressante e cansativo. O candidato deve saber a hora de se desligar dos estudos e arejar a cabeça: sair com familiares ou amigos. Uma das consequências da pressão é o desânimo que, muitas vezes faz desistir de estudar no meio do caminho. Para evitar que isso ocorra, faça intervalos durante o estudo. É importante descansar a mente e os olhos.

Fazer grupos de estudo e estabelecer uma rotina para estudar contribui para o aprendizado (Foto Divulgação)

Achar que o cursinho dá conta

Erro também muito cometido ao estudar para concurso é achar que somente o cursinho preparatório vai ajudar a entrar no cargo desejado. Além de estudar em sala de aula o candidato precisa estudar em casa, fazer grupos de estudo para ter uma boa preparação para a prova.

Confira ainda: 10 dicas para estudar para concurso público

Apenas com foco e disciplina é que hoje se passa numa prova de concurso público. É preciso ter força de vontade, ser persistente e estudar muito. Ao fazer o planejamento dos estudos, é preciso separar um tempo para que uma matéria não atropele a outra.

Top