Erros comuns numa entrevista de emprego

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Os candidatos cometem erros comuns nas entrevistas de emprego (Foto: Divulgação)

É natural estar nervoso durante uma entrevista de trabalho, afinal, você está sendo avaliado por pessoas que não conhece. Porém, é possível minimizar os “estragos” do nervosismo, se houver uma preparação adequada para fazer parte do processo de seleção. Para ajudar quem está a procura de um espaço no mercado de trabalho e já cansou de participar de recrutamentos e não sabe aonde está “pecando”, veja abaixo os principais erros na hora da entrevista:

 1 – Não conhecer a companhia

O erro clássico dos candidatos é não conhecer a companhia para a qual pretendem trabalhar. A pessoa chega na entrevista e mal sabe em que ramo de atuação a empresa está inserida. Para não cair de “paraquedas” no local, faça uma busca no Google, acesse o site da organização, leia sua história, procure notícias sobre a companhia e retenha o máximo de informações sobre o local onde você pretende trabalhar.

Chegar atrasado na entrevista é inaceitável (Foto: Divulgação)

2 – Atrasos

O ônibus quebrou, o trânsito estava insuportável, você se perdeu, não interessa, chegar atrasado te elimina da seleção de cara, por mais que a pessoa responsável pelo processo possa não mencionar isso. Se você depende do transporte coletivo se programe para chegar, ao menos, 30 minutos antes. Isso justamente para ter uma margem de tempo para evitar atrasos.

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O mesmo vale para quem vai enfrentar o trânsito, de carro. Agora, se você chegou além do horário por não conhecer o lugar, a situação é ainda pior, já que no mínimo, você deveria ter procurado o endereço nos mapas disponíveis na internet, selecionado um ponto de referência, ou ido no local um dia antes para testar o caminho.

3 – Fazer perguntas “forçadas”

Demonstrar interesse sobre a empresa e a vaga durante a seleção é ótimo, porém, não faça perguntas irrelevantes, cuja resposta é mais que óbvia. Se você se informar bem sobre a empresa não terá a necessidade de fazer perguntas simples, que beiram a tolice, como por exemplo: em que ramo de atuação a companhia atua?

Falar demais na entrevista pode anular suas chances de conquistar um emprego (Foto: Divulgação)

4 – Não se esforçar para ter a imagem fixada

O seu diferencial deve ser mostrado durante a entrevista. Porém, antes de sair da sala, agradeça a oportunidade, deixe claro o seu interesse (sem exageros), e se possível, encaminhe um e-mail de agradecimento. Seja direto nessa mensagem eletrônica, sem parecer que está fazendo isso só para conquistar a vaga.

5 – Falar demais

E por fim, não fale demais. Responda somente o que é perguntado, com uma breve argumentação. Se quiserem saber o motivo pelo qual foi demitido do último emprego, conte a verdade, mas de modo suave. Não saia por aí falando mal da antiga companhia, ou dos ex-colegas de trabalho, isso não cai bem. Seja contido, e fale devagar para evitar uma interpretação errada por parte do recrutador.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.