Erros comuns ao projetar a cozinha

A cozinha é considerada um dos espaços mais funcionais da casa. É nela que os moradores preparam as refeições, armazenam os alimentos e realizam…

A cozinha é considerada um dos espaços mais funcionais da casa. É nela que os moradores preparam as refeições, armazenam os alimentos e realizam a maior parte das tarefas domésticas. Nos últimos tempos, a cozinha tem se revelado a extensão da sala de estar, afinal, ela se transformou em um espaço de convivência.

A cozinha requer um bom planejamento para ser funcional. (Foto:Divulgação)

Na hora de planejar a cozinha, alguns cuidados precisam ser tomados, pois os erros podem ser cometidos com facilidade. Antes da construção ou reforma, questões fundamentais devem ser analisadas, como iluminação e ventilação. Também é importante que o ambiente corresponda às necessidades dos moradores e à estrutura da casa.

Erros no planejamento da cozinha

Algumas medidas inadequadas podem causar transtornos e prejuízos. Confira a seguir os principais erros cometidos na hora de planejar a cozinha:

Quebrar paredes
A cozinha americana, que valoriza a integração de ambientes, é uma das principais tendências de arquitetura. Muitos moradores resolvem derrubar as paredes para integrar as áreas, mas nem sempre o plano funciona. A estrutura da casa pode não suportar a mudança e a integração também pode incomodar visualmente, caso os moradores sejam desorganizados.

Iluminação inadequada
Não há coisa mais desagradável em uma casa do que uma cozinha escura. Este ambiente requer claridade para garantir conforto visual e transmitir a sensação de limpeza. Para otimizar a iluminação, a cozinha não pode ter paredes escuras ou luz amarelada. O ideal é trabalhar com uma pintura clara e lâmpada branca.

A cozinha precisa ser clara, ou seja, nada de paredes escuras. (Foto:Divulgação)

Cozinha americana sem coifa
A coifa é fundamental para manter o bem-estar dos moradores, afinal, ela impede que a fumaça e o odor da cozinha se espalhem pela casa toda.

Leia Também:  Conheça os benefícios das massagens

Decoração da sala muito diferente da cozinha americana
A quando a cozinha e a sala sofrem integração, a decoração precisa ser pensada em conjunto. As cores e composições deve procurar manter uma harmonia estética.

Cozinha pequena com ilha
A ilha é um elemento que deixa a cozinha mais sofisticada e confortável, no entanto, ela só combina com ambientes amplos. É importante que exista área livre para a circulação dos moradores, posicionamento dos móveis e eletrodomésticos.

Eletrodomésticos um do lado do outro
Colocar os eletrodomésticos um do lado do outro não é ideal para a grande movimentação da cozinha. A melhor opção é fazer um triângulo, deixando a geladeira e o fogão de lados opostos ao lado da pia.

Excesso de itens em espaço reduzido
Se a cozinha é pequena, não adianta querer colocar geladeira duplex, forno, lava-louça, micro-ondas, entre outros itens que tomam espaço e deixam o ambiente apertado. Os moradores devem dar prioridade aos eletrodomésticos essenciais para o funcionamento da cozinha.

A cozinha americana requer ainda mais cuidados no planejamento. (Foto:Divulgação)

Falta de tomadas
As tomadas devem ser instaladas de acordo com a disposição dos eletrodomésticos.

Armários altos para moradores baixos
A altura dos moradores influencia no projeto da cozinha, afinal, os armários não podem ser instalados no alto da parede se não for possível alcança-los.

Pisos escorregadios
A cozinha é um ambiente que vive com umidade, por isso os pisos lisos não funcionam bem. O ideal é escolher um revestimento antiderrapante e fácil de limpar.

Top