O rímel (ou máscara para cílios) é um item de extrema importância, na maquiagem. Embora, hoje, existam dezenas de produtos revolucionários para um makeup perfeito, os rímeis estão entre os mais antigos e já fizeram milagres para muitas mulheres. Isso porque eles “imitam” aqueles cílios lindos, volumosos e pretinhos que pouquíssimas felizardas têm. O olhar fica muito mais bonito e atraente com os pelinhos mais evidentes. Além disso, com sombras bem aplicadas, eles formam um belo contraste com as cores das pálpebras e a dos próprios olhos. Contudo, para conseguir esse efeito, é preciso conhecer algumas simples técnicas. Muitas pessoas não as conhecem e acabam cometendo erros ao aplicar rímel, não alcançando o final desejado. Veja como fazer.
Direção de aplicação errada
Muitas pessoas julgam que a aplicação de rímel pode ser feita de qualquer maneira. Isso é um erro. Para que se possa conseguir o efeito desejado, é preciso saber a direção correta de aplicação. Deve-se começar pela raiz dos pelos, seguindo em direção às pontas. Para melhorar a tarefa, pode-se ainda olhar para baixo, enquanto se coloca o produto. Isso deve ser feito na parte de baixo dos cílios. Outro erro comum ao aplicar rímel é fazê-lo de forma exagerada, nos cílios inferiores. Nesta parte dos olhos, basta apenas dar pinceladas nos pelinhos. Isso serve para dar cor a eles, de forma natural, pois quando se carrega demais nestes cílios, o efeito fica artificial.
Exagerar nas camadas
É um erro bastante comum exagerar nas camadas de rímel. Muitas mulheres fazem isso, imaginando que os cílios irão ficar espessos e volumosos, do jeitinho que elas querem. O problema é que eles acabam muito grossos e isso pode comprometer a fixação do produto. Isso sem contar as partículas de pó que se acumulam e ficam caindo no rosto, manchando a pele e contribuindo para o famoso “olho de panda”. Duas ou três camadas, no máximo, já são suficientes. Além disso, é importantíssimo esperar que cada uma delas seque, totalmente, antes de aplicar a próxima.
Não cuidar do rímel
Para finalizar nossas dicas, vale dizer que não adianta nada querer efeitos maravilhosos nos cílios, se não se sabe como cuidar do rímel. Para que ele surta o efeito desejado, é preciso que estejam sempre molhados e com fina espessura. É um erro ficar mergulhando e retirando o pincel dentro da embalagem, constantemente, pensando que isso irá deixá-lo com mais produto. Este hábito faz com que bolhas de ar entrem no tubinho e o rímel acabe secando. O ideal é mergulhar apenas uma vez e retirar o excesso do pincel, antes de aplicá-lo nos cílios.
Saiba como escolher o seu: Como escolher o melhor rímel
Veja como o rímel pode alongar os cílios: Técnicas para alongar os cílios