Erros ao tratar sinusite

A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, parte do crânio que é formada por cavidades ósseas ao redor do nariz,…

A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, parte do crânio que é formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Esse problema gera muitos incômodos para os indivíduos acometidos. Entretanto, a sinusite pode ser tratada. Saiba mais sobre o assunto e veja os erros ao tratar a sinusite.

O tratamento da sinusite deve ser feito corretamente. (Foto: divulgação)

Sinusite e suas causas

A sinusite se refere à inflamação dos seios nasais que ocorre uma infecção viral, bacteriana ou fúngica. Essas cavidades são espaços cheios de ar no crânio que são revestidos por membranas mucosas. Os seios saudáveis não contém bactérias e outros germes. Geralmente o muco pode ser drenado e o ar pode circular.

Quando as aberturas dos seios nasais são bloqueadas ou há acumulo de muco, as bactérias e outros germes crescem com mais facilidade. A sinusite pode ser causada por resfriados e alergias, desvio de septo, pólipos nasais, osteofitos nasais e pequenos cílios dos seios nasais que não funcionam corretamente.

A sinusite gera muitos incômodos. (Foto: divulgação)

Veja também os diferentes tipos de sinusite 

Erros ao tratar sinusite

1. Os antibióticos são ineficazes no tratamento da maioria das infecções dos seios nasais, apesar de serem prescritos com frequência pelos médicos. As pessoas que sofrem sinusite não se sentem melhor ou apresentam menos sintomas quando tomam antibióticos. Segundo pesquisas, no lugar dos antibióticos como a amoxicilina, muitos profissionais acabam tratando a dor da sinusite com analgésicos e a congestão nasal com remédios descongestionantes.

2. O tratamento da sinusite exige atenção sobre o fator desencadeante do mal. Se a doença for infecciosa, proveniente de gripe ou resfriado, o tratamento é realizado com antibióticos, descongestionantes e analgésicos. Quando se trata de quadros alérgicos, o tratamento é feito com o auxilio de anti-histaminicos e eventualmente com uso de corticoides tópicos de uso nasal.

Leia Também:  Peças polêmicas que estão na moda

3. Os remédios ligados ao desentupimento nasal escondem algumas armadilhas. É importante lembrar que eles só devem ser usados sob orientação médica e pelo tempo prescrito otorrino.  Os vasoconstritores tópicos são indicados nos casos de sinusite, pois ajudam a drenar as secreções. Esses medicamentos promovem alivio dos sintomas, mas não curam o problema. Em outras palavras, o medicamento trata somente os sintomas e não a causa da sinusite. Além disso, quando usado de forma correta, alteram o funcionamento do normal do nariz.

O tratamento da sinusite gera muitos erros. (Foto: divulgação)

Veja também dicas de tratamento para sinusite 

A sinusite é um problema que causa muito desconforto, provocando dores de cabeça, coriza e mal estar geral. O tratamento deve ser feito somente sobre orientação e prescrição médica. É preciso ficar atento para evitar os erros ao tratar sinusite. Por isso, consulte um especialista para avaliar os sintomas.

Top