Erros ao pintar a casa

As pessoas que desejam mudar o visual da casa normalmente apostam em uma nova pintura para as paredes. Esta mudança faz com que os…

As pessoas que desejam mudar o visual da casa normalmente apostam em uma nova pintura para as paredes. Esta mudança faz com que os ambientes residenciais ganhem novas cores e transformem as sensações dos moradores.

A pintura da casa requer cuidados especiais. (Foto:Divulgação)

Se a intenção é caprichar na pintura casa, então vale a pena contratar um pintor para realizar o serviço. No entanto, se o orçamento estiver muito apertado para pagar a mão-de-obra especializada, então o morador pode assumir o desafio de pintar a sua casa.

Pintar os ambientes não é um desafio tão simples como parece. A pessoa responsável pelo trabalho precisa tomar uma série de cuidados para não cometer erros e acabar prejudicando o resultado final da pintura.

Saiba mais: Como pintar parede da casa, dicas

Principais erros ao pintar a casa

Conheça os principais erros cometidos ao pintar a casa e aprenda a evita-los:

É importante calcular o tamanho da área que será pintada antes de comprar a tinta. (Foto:Divulgação)

1. Falta de material
Antes de iniciar a pintura da parede, é importante verificar se todos os materiais foram comprados, como lixa, rolo de pintura, fita crepe, tinta, massa corrida, entre outros. A falta de um item leva a um improviso, que pode resultar em erro.

Para comprar a quantidade adequada de tinta, é importante calcular o tamanho da área que será pintada. O cálculo deve ser feito da seguinte forma: meça a parede e multiplique pela altura do pé direito. Use esta metragem para multiplicar pelo número de demãos. Em casos de dúvidas, o vendedor pode ajudar a calcular.

2. Escolher tintas com as cores dos móveis favoritos
Se a pintura da parede valorizar a mesma cor dos móveis, os itens mobiliários perdem o destaque na decoração e criam o efeito de camuflagem.

Leia Também:  O que é uma pessoa assexuada

3. Escolher apenas de acordo com o catálogo
A cor da tinta no catálogo pode não condizer com a realidade, por isso, antes de comprar uma lata grande, é preferível pedir uma amostra para fazer o teste numa pequena área.

4. Não preparar o espaço para a pintura
Pintar a casa é algo que costuma fazer sujeira. Desta forma, antes de iniciar o trabalho, é recomendado preparar o espaço, forrando o chão com uma lona ou folhas de jornal. Também é necessário retirar todos os objetos pendentes, como quadros e espelhos, além de proteger os móveis.

A parede precisa ser lixada antes de receber a primeira demão. (Foto:Divulgação)

5. Pintar direto
Antes de passar a primeira demão de tinta, a parede precisa ser preparada. Se já houver uma pintura anterior, a superfície deve ser lixada e os seus buracos tapados com massa corrida ou gesso.

6. Cores inapropriadas para o espaço
Algumas pessoas acabam pecando na hora de escolher a cor da tinta para cada ambiente. Por isso, é importante ter em mente que as cores quentes, como vermelho e laranja, combinam com as áreas sociais, como a sala de estar. Já os tons frios, como azul e verde, favorecem a tranquilidade, se ajustam às necessidades do quarto.

Veja também: Dicas para economizar na pintura da casa

Top