Erros ao escolher cores para cômodos da casa

Uma das principais dúvidas na hora de decorar é a escolha das cores para cada cômodo. As pessoas sentem dificuldades para acertar nas combinações,…

Uma das principais dúvidas na hora de decorar é a escolha das cores para cada cômodo. As pessoas sentem dificuldades para acertar nas combinações, valorizar um determinado estilo ou inovar as sensações dentro de um ambiente.

As cores para decorar os cômodos precisam ser escolhidas com cautela. (Foto:Divulgação)

A área de decoração de interiores oferece muitas possibilidades para se trabalhar com as cores. No entanto, para não cometer erros no projeto, é importante conhecer o significado e o efeito que cada tom possui. Reconhecer as tendências e decorar com bom senso também são estratégias para inserir cores nos cômodos da casa.

Saiba mais: Cores indicam personalidade na decoração

Principais erros ao escolher as cores para casa

Conheça os principais erros na hora de escolher as cores para a casa e aprenda a evita-los:

Cores são para a vida toda
Em qualquer ambiente da casa, seja no quarto, na sala ou na cozinha, as cores não duram para sempre. Com o tempo, os moradores acabam enjoando dos mesmos tons na decoração e por isso se deparam com a necessidade de trocá-los. A possibilidade de mudar as cores dos móveis ou das paredes também permite ousar mais na hora de decorar.

Usar cores escuras em um ambiente pequeno é um grande erro. (Foto:Divulgação)

Cores escuras em ambientes pequenos
Inserir uma cor escura em um espaço pequeno, seja através das paredes ou móveis, é um grande erro. O tom fechado tende a limitar ainda mais a área, favorecendo a sensação de aperto e desconforto. Ao decorar um cômodo pequeno, é importante trabalhar com cores claras e neutras, pois elas criam a sensação de amplitude.

Leia Também:  Sugestões de receitas pós-natal

Desajuste entre cores e iluminação
Cores e iluminação são dois pontos diferentes na decoração, mas que se influenciam mutuamente. Para aproveitar a luz, tanto natural como artificial, vale a pena investir em paredes brancas ou em tons neutros bem claros.

Paredes e móveis com a mesma cor
Quando as paredes e os móveis apresentam a mesma cor, um neutraliza o outro e a estética do ambiente cai na monotonia. Por isso, é importante usar cores distintas, mas sempre valorizando as combinações.

Colorir faz bem para a decoração. (Foto:Divulgação)

Ousar é cafona
Muitas pessoas deixam de escolher cores mais fortes e estimulantes porque sentem medo de ousar. No entanto, é importante trabalhar com tons diversificados na decoração para criar uma identidade visual, valorizar um estilo e deixar o clima da casa mais vivo.

As cores não importam 
As cores carregam significados e são capazes de transformar as sensações das pessoas que, por isso elas têm muita importância nos projetos. Os tons quentes, como vermelho, laranja e amarelo, servem para energizar e aquecer. Já as cores frias, como azul, verde e roxo, ajudam a tranquilizar e relaxar um determinado espaço.

Veja também: Como usar cores frias na decoração

Top