Erros ao cuidar da pele oleosa

Existem três tipos de pele: seca, mista e oleosa. A que mais incomoda e acaba causando outros problemas é a oleosa. O excesso de…

Existem três tipos de pele: seca, mista e oleosa. A que mais incomoda e acaba causando outros problemas é a oleosa. O excesso de sebo natural da pele dá um aspecto de suor, sujeira, brilho, que é o que incomoda aqueles que possuem a tal pele. Ainda há alguns erros ao cuidar da pele oleosa que aumenta o problema. Eles podem ser evitados com medidas simples no dia-a-dia. Saiba mais.

Cuidado com os erros na hora de cuidar da pele oleosa. (Foto: Divulgação)

Pele oleosa – Erros

Higienização – a limpeza da pele deve ser feita de forma correta, só assim o aspecto de brilho não vai aparecer. Na hora de lavar, não use de forma alguma água com temperatura elevada. A água quente aumenta a produção natural de óleo, que é o que não queremos. Use apenas água fria, no máximo um pouco morna em dias de frio.

Use sabonetes próprios para pele oleosa, que normalmente são em gel. Não esfregue o rosto, faça apenas movimentos leves com as pontas dos dedos. Na hora de enxugar, apalpe a pele com uma toalha macia, também sem esfregar.

Lave o rosto com água fria. (Foto: Divulgação)

Hidratação – Antes de hidratar, tonifique a pele. Uma vez por semana é legal usar um adstringente sem álcool. Ele equilibra o ph e fecha os poros, refrescando e acalmando a pele. Outro erro ao cuidar da pele oleosa é o uso de cremes e hidratantes que contém óleo na fórmula. Um hidratante corporal, por exemplo, não deve ser o mesmo usado na face. Procure usar produtos em gel, fluído, loção ou sérum. Produtos com ácidos na formulação podem ser indicados por um dermatologista em casos mais extremos.

Continuar Lendo  Psicopatas no trabalho: como identificar

Proteção – O protetor solar, assim como os demais produtos aplicados na pele oleosa, deve ser em gel ou totalmente livre de óleo. Além do aspecto brilhante, a pele com oleosidade excessiva traz espinhas e manchas que podem ser evitadas com tratamentos adequados e simples, sem falar na prevenção. Toda pele precisa de proteção solar.

Use esponja ao invés das mãos para aplicação da maquiagem. (Foto: Divulgação)

Maquiagem – Os produtos de maquiagem seguem o mesmo padrão dos citados acima, ou seja, específicos para a pele oleosa. A aplicação deve ser feita com a ajuda de esponjas e pincéis, nada de ponta dos dedos. As enzimas das mãos aumentam a oleosidade da pele.

Dicas para cuidar da pele oleosa

Esses foram só alguns itens para cuidar da pele oleosa. Lave sempre com água fria, use produtos específicos para o seu tipo de pele, cuidado com o exagero deles, tonifique, hidrate, não use as mãos para esfregar a pele e assim por diante. Para problemas mais intensos e complexos, procure um dermatologista. A oleosidade pode ser uma disfunção hormonal ou outro detalhe irregular do organismo. Por isso consultar um especialista é o mais indicado.

Leia também:

Erros ao passar protetor solar

Pele oleosa no calor: saiba o que fazer

Top