Erros ao cuidar da pele oleosa

PUBLICIDADE

Existem três tipos de pele: seca, mista e oleosa. A que mais incomoda e acaba causando outros problemas é a oleosa. O excesso de sebo natural da pele dá um aspecto de suor, sujeira, brilho, que é o que incomoda aqueles que possuem a tal pele. Ainda há alguns erros ao cuidar da pele oleosa que aumenta o problema. Eles podem ser evitados com medidas simples no dia-a-dia. Saiba mais.

Cuidado com os erros na hora de cuidar da pele oleosa. (Foto: Divulgação)

Pele oleosa – Erros

Higienização – a limpeza da pele deve ser feita de forma correta, só assim o aspecto de brilho não vai aparecer. Na hora de lavar, não use de forma alguma água com temperatura elevada. A água quente aumenta a produção natural de óleo, que é o que não queremos. Use apenas água fria, no máximo um pouco morna em dias de frio.

Use sabonetes próprios para pele oleosa, que normalmente são em gel. Não esfregue o rosto, faça apenas movimentos leves com as pontas dos dedos. Na hora de enxugar, apalpe a pele com uma toalha macia, também sem esfregar.

PUBLICIDADE
Lave o rosto com água fria. (Foto: Divulgação)

Hidratação – Antes de hidratar, tonifique a pele. Uma vez por semana é legal usar um adstringente sem álcool. Ele equilibra o ph e fecha os poros, refrescando e acalmando a pele. Outro erro ao cuidar da pele oleosa é o uso de cremes e hidratantes que contém óleo na fórmula. Um hidratante corporal, por exemplo, não deve ser o mesmo usado na face. Procure usar produtos em gel, fluído, loção ou sérum. Produtos com ácidos na formulação podem ser indicados por um dermatologista em casos mais extremos.

Proteção – O protetor solar, assim como os demais produtos aplicados na pele oleosa, deve ser em gel ou totalmente livre de óleo. Além do aspecto brilhante, a pele com oleosidade excessiva traz espinhas e manchas que podem ser evitadas com tratamentos adequados e simples, sem falar na prevenção. Toda pele precisa de proteção solar.

Use esponja ao invés das mãos para aplicação da maquiagem. (Foto: Divulgação)

Maquiagem – Os produtos de maquiagem seguem o mesmo padrão dos citados acima, ou seja, específicos para a pele oleosa. A aplicação deve ser feita com a ajuda de esponjas e pincéis, nada de ponta dos dedos. As enzimas das mãos aumentam a oleosidade da pele.

Dicas para cuidar da pele oleosa

Esses foram só alguns itens para cuidar da pele oleosa. Lave sempre com água fria, use produtos específicos para o seu tipo de pele, cuidado com o exagero deles, tonifique, hidrate, não use as mãos para esfregar a pele e assim por diante. Para problemas mais intensos e complexos, procure um dermatologista. A oleosidade pode ser uma disfunção hormonal ou outro detalhe irregular do organismo. Por isso consultar um especialista é o mais indicado.

Leia também:

Erros ao passar protetor solar

PUBLICIDADE

Pele oleosa no calor: saiba o que fazer

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.