Equilíbrio no setor defensivo foi o segredo para o Corinthians brilhar em 2011

Redacao 29/12/2011 Futebol

Tite acertou ao apostar na experiência do zagueiro Paulo André no segundo turno do Brasileirão. (Foto/Divulgação)

O desempenho do sistema defensivo do Corinthians foi um dos segredos da equipe durante a temporada de 2011, que terminou com a conquista do pentacampeonato brasileiro do clube.

E o principal responsável por ter acertado o setor de marcação da equipe é o técnico Tite, que soube manter o esquema mesmo nos momentos em que a equipe oscilou nas competições. Além do treinador, os volantes Ralf e Paulinho tiveram papéis fundamentais na proteção da zaga, que contou com boas exibições de Paulo André e Leandro Castán na reta final do Brasileirão e de Chicão no primeiro semestre.

Sem contar a qualidade do goleiro Júlio César, que contornou a desconfiança após falhar na final do estadual e mostrou ser capaz de defender a meta corintiana.

No Paulistão, torneio em que o Corinthians ficou com o vice-campeonato ao perder para o Santos na final, o Timão sofreu apenas 16 gols em 23 partidas, média de 0,69 gol sofrido por jogo.

O aproveitamento do setor de marcação alvinegro foi ainda melhor no Campeonato Brasileiro. Dono da zaga menos vazada da competição, o Corinthians levou somente 36 gols em 38 partidas, média inferior a um gol por jogo.

Outros artigos

Bolsas de Couro Feminina Arezzo

09/03/2011

Bolsas de Couro Feminina Arezzo

Bolsas de Couro Feminina Arezzo Como eu já havia mencionado em artigos anteriores a bolsa feminina carrega mais do que simples objetos como maquiagens e acessório...

Curso Gratuito de Crochê em SP

23/05/2010

Curso Gratuito de Crochê em SP

Quer fazer um curso gratuito de crochê? Então você deve participar das oportunidades da Divisão de Cultura da Prefeitura de São Roque em SP, que esta disponibili...