Enxoval de Casamento, Lista, Dicas

O enxoval que é também conhecido por trousseau, vem do Francês trousse, uma espécie de trouxinha ou embrulho, em que a noiva levava seus…

O enxoval que é também conhecido por trousseau, vem do Francês trousse, uma espécie de trouxinha ou embrulho, em que a noiva levava seus pertences e tecidos para seu novo lar.

Em tempos passados era costume montar um enxoval enorme, durante anos, e guardá-lo durante anos até a chegada do casamento, mas o tempo passou e os costumes mudaram, mas a tradição do enxoval permanece, afinal, quem não quer dormir sobre um macio conjunto de lençóis, ou servir uma refeição com todo requinte?

Nos dias atuais, a moda incentiva a compra do que é novo, por isso, as pessoas têm deixado de lado aquele conceito do enxoval para o resto da vida, deixando para incrementar o enxoval com peças inovadoras ao longo do tempo, portanto não exagere na quantidade de peças, pois a moda passa rapidamente e os gostos se transformam.

Com a correria dos preparativos do casamento, você certamente ficará perdida com o que comprar para compor seu enxoval, saiba que no começo você não precisará de tanta coisa, afinal são só vocês dois.

Mas é bom que você compre um pouco de cada coisa para não exagerar e acabar deixando suas toalhas e lençóis amarelados por ficarem guardados no guarda roupas por vocês não dar conta de usar tudo o que comprou.

Antes de compor o enxoval, observe primeiramente os cômodos de sua casa, cor das paredes, espaço para guardar as peças, use o bom senso e não tenha pressa para escolher.

Caso queira optar pelas cores mais vivas, procure fazer a harmonia entre as estampas e as peças de uma única cor. Lembre-se que estampas muito diferente no mesmo local tiram a harmonia do ambiente.

Leia Também:  Infecção urinária: como evitar, cuidados

Abaixo coloquei algumas dicas de  lista de enxoval de casamento com algumas coisas que são essenciais  e úteis e em pouca quantidade.

Para a cama:

Você pode comprar quatro travesseiros, seis jogos de lençóis completos e também lençóis de baixo avulsos, três colchas de pique, um edredom, capas de edredom, porta travesseiro, fronhas avulsas, dois cobertores ou manta, almofadas para cama aquelas tipo rolinho.

Para a cozinha:

Você pode comprar oito panos de prato, seis panos de chão, duas flanelas médias, duas flanelas pequenas, dois aventais de plásticos, dois aventais de tecido, quatro pegadores de panelas, paninhos de pia, cinco paninhos de bandeja, três paninhos para cesta de pão, duas passadeiras, três toalhinhas de mão, dois pares de luvas de borracha, quatro toalhas de centro de mesa simples, quatro jogos americanos, duas toalhas de mesa com guardanapos, guardanapos avulsos, um forro de mesa de feltro, um forro de mês de plástico, dois panos para garrafa de vinho, duas luvas térmicas.

Para o banho:

Você pode comprar quatro conjuntos de tolhas completo, dois tapetes para banheiro, dois pisos, toalhas para lavabo, toalhas de mãos.

Para a noiva:

Você pode comprar camisola e hobbe do dia, chinelo de quarto, conjuntos de lingerie, pijamas para o inverno, pijamas para o verão, uma camisola para ocasiões especiais, camisolas curtas e longas, baby doll e uma bela meias finas ¾ para incrementar os momentos mais íntimos, calcinhas avulsas, dois robes, jogos de nécessaire.

Para o noivo:

Você pode comprar pijama para o inverno, pijama para o verão, um chinelo de quarto, um hobbe, seis cuecas, seis pares de meias, jogo de nécessaire.

Leia Também:  Tire todas as dúvidas sobre a hora de montar o enxoval

Portanto, não se preocupe que com seu enxoval antecipadamente, pois muitas lojas já pensaram em tudo para facilitar sua vida e garantir todo conforto que sua família merece.

Top