Enxaguante bucal: como usar

Os enxaguantes bucais com flúor são muito importantes para a proteção contra bactérias oportunistas que atacam as superfícies dos dentes causando a cárie e…

Os enxaguantes bucais previnem a formação de placa bacteriana.

Os enxaguantes bucais com flúor são muito importantes para a proteção contra bactérias oportunistas que atacam as superfícies dos dentes causando a cárie e os problemas nas gengivas. Veja mais sobre o assunto.

Enxaguantes Bucais

As cáries nos dentes são causadas principalmente pelo acúmulo de placa bacteriana, que é formada por bactérias e restos de alimentos. Quando essa placa não é retirada ela se calcifica e forma o tártaro.

A higiene bucal deve ser feita através da escovação, do uso do fio dental e completada com o uso de um enxaguante bucal com flúor. Os enxaguatórios bucais são muito importantes principalmente no período noturno, pois quando dormimos não eliminamos as bactérias através da salivação, fazendo com que elas consigam se proliferar mais livremente. Ao usar o enxaguante antes de dormir, conseguimos fazer com que a proliferação desses microrganismos seja diminuída.

Veja como usar o fio dental corretamente

Beneficios do enxaguante bucal

Os enxaguantes bucais possuem muitos benefícios, entre eles podemos destacar:

  • Ajudam a eliminar as bactérias que causam a gengivite;
  • Removem a placa bacteriana;
  • Acabam com o mau hálito;
  • Evitam aa cáries dentárias;
  • Atuam onde a escova e o fio dental não alcançam e permanecem por mais tempo na boca, pois não os enxaguamos depois do uso.

O listerine deve ser usado duas vezes ao dia e sem adição de água.

Enxaguantes bucais, como usar

Existem vários tipos de enxaguatórios bucais disponíveis no mercado com várias formulações e sabores. Porém, é muito importante que o mesmo contenha flúor para ajudar a prevenir a cárie nos dentes.

Entre os enxaguantes bucais mais comercializados estão:

1. Listerine: o mais polêmico entre os enxaguantes bucais, pois contém concentrações altas de alcoóis. Reduz em até 52% da placa bacteriana. Possui um gosto forte, porém não deve ser diluído, para que não perca a ação;

Continuar Lendo  Alimentos que Colaboram na Limpeza dos Dentes

Modo de usar: é indicado duas vezes ao dia (segundo informações do fabricante). Deve ser usado como complemento da escovação e do uso do fio dental. Por ser usado de manhã e a noite;

2. Whitening: para “pré-escovação”, clareia em até 2,5 tons da Escala Vita de coloração dos dentes. O “Vanilla” é mais suave que os sabores convencionais e, é indicado para dentes mais sensíveis. Reduz o crescimento bacteriano em até 80%, sendo muito indicado para higienização após cirurgias bucais.

Modo de usar: possui clorexidina em sua composição, embora seja excelente para o tratamento da placa bacteriana, não deve ser usado frequentemente, pois pode causar manchas nos dentes e alterar o paladar devido a ação sobre as papilas gustativas. Não é aceito pela ADA (American Dental Association) para usar diariamente, deve ser usado somente durante tratamentos e não como um enxaguante comum;

3. Plax (Colgate): contém triclosan em sua composição, que reduz a placa bacteriana de 20 a 50%. Possui flúor, que promove a remineralização dos dentes e impede o crescimento bacteriano.

Modo de usar: promove proteção e hálito fresco por até 12 horas, e deve ser utilizado 2 vezes ao dia após a escovação e uso do fio dental. De preferência deve ser usado ao acordar e antes de dormir;

4. Cepacol: promove o controle de 50% da placa bacteriana. Não contem flúor, mais contém alcoóis em seus componentes.

Modo de usar: estudos realizados mostram que o uso diário pode provocar manchas nos dentes. Portanto, o mais recomendado é que seja usado 3 vezes por semana.

Saiba mais sobre a gengivite 

 

Os enxaguantes bucais ajudam a manter a saúde dos seus dentes.

Os enxaguantes bucais são muito eficazes para prevenção da formação de placa bacteriana, cáries e outros problemas gengivais. Porém, é muito importante que o dentista seja consultado em caso de dúvidas, para que possa esclarecê-las e indicar o melhor produto para cada caso.

Continuar Lendo  Frutas Cítricas Causam Cáries?

 

Top