Envelhecer com Qualidade

Aproveite com tranquilidade tudo o que esta fase da vida pode lhe oferecer Terceira idade não precisa ser sinônimo de uma fase ruim, marcada…

Aproveite com tranquilidade tudo o que esta fase da vida pode lhe oferecer

Terceira idade não precisa ser sinônimo de uma fase ruim, marcada por enfermidades e solidão. Na medida em que se tem uma atitude positiva diante da vida e se mantém aceso o desejo de renovação, a velhice não será um fardo, mas uma época de colher bons frutos.

Em países como o Japão, Suíça e Inglaterra estão bons exemplos de como uma atitude positiva frente à velhice pode ajudar. Ali, pessoas de 60 anos ou mais continuam desempenhando o seu trabalho, estudando, exercitando-se e usufruindo de tudo o que lhes da alegria e prazer. Para eles, o passar dos anos teve o poder de mostrar que a vida merece ser bem vivida em todas as fases.

O ponto de partida para uma terceira idade positiva é o mesmo das etapas anteriores da vida: uma boa saúde. E esta só estará garantida quando os hábitos diários incluírem uma dieta pobre em gorduras e carboidratos, mas rica em frutas, legumes, verduras e água à vontade. Afastar-se de agentes químicos, como o cigarro, e praticar exercícios regulares também ajudam.  E lógico, que remédios em excesso ao longo da vida não colaboram para um organismo limpo!

Seria ideal que todos pensassem em preparar uma terceira idade saudável e tranquila. Mas não é sempre assim. A certeza de que a velhice virá um dia, quase sempre ocorre partir da quarta década de vida, quando o organismo já começa a refletir o resultado dos exageros cometidos. Na verdade, ninguém tem muito tempo para pensar que, a cada volta da terra em torno de seu eixo, ficamos um pouquinho mais velhos.

Fisiologicamente, o processo de envelhecimento começa para todos, por volta dos 30 anos. Nessa idade, os tecidos que compõem todos os órgãos – e que estão sempre em renovação — passam a fazer isso num ritmo mais lento, o que vai acentuando se com o tempo. Os cientistas ainda não chegaram a uma conclusão unânime sobre as razões do envelhecimento.

Leia Também:  Inchaço pode ser alerta para alguma doença

Muitos deles acreditam que é resultado da ação dos radicais livres — as moléculas de oxigênio liberadas pelo organismo durante a respiração celular. Essas moléculas agiriam como se enferrujassem todas as células, prejudicando as funções dos tecidos e órgãos, que assim, perderiam a sua vitalidade e eficiência gradativamente.

Comportamento

É natural, portanto, que pessoas que já atingiram os 60 anos não tenham a mesma disposição dos jovens. Mas desde que não sofram alguma doença grave, homens e mulheres que já alcançaram uma idade mais avançada podem continuar a sua vida normal, apenas num ritmo menos agitado. O primeiro passo nesse sentido é livrar-se do próprio preconceito em relação à velhice, assumindo sua nova condição. O segredo é adotar aqueles bons hábitos de vida se ainda não os tem.

A participação da família é essencial nesta fase da vida, se bem que, se o indivíduo mantém seus relacionamentos sociais e continua ativo, as mudanças não parecerão radicais. Algumas pessoas da terceira idade ficam deprimidas com “hora marcada”, por exemplo, quando aposentam-se ou quando seus filhos ou parentes mais próximos mudam radicalmente a forma de vida, casando-se ou separando-se, mudando de país ou assumindo posturas diferentes das que os pais estavam acostumados.

Segurança é a palavra-chave para os mais velhos e por isso, é preciso que os filhos saibam que, apesar de poderem seguir seus caminhos como quiserem, devem manter a comunicação com os pais em dia, e compartilhar com eles suas intenções. A velhice é um período maravilhoso se a pessoa não associa o momento de vida, ao fim, até porque, atualmente, a perspectiva de vida aumenta significativamente e a longevidade pode ser alcançada por qualquer um que se preocupe com a saúde, desde cedo.

Leia Também:  Cirurgia de redução do estômago aumenta risco de partos prematuros

Top