Entupimentos nos ralos: como evitar

Seja na pia da cozinha ou nos banheiros, os ralos estão sempre sujeitos a entupimentos, causados por restos de comida que descem encanamento abaixo,…

Pequenas mudanças de hábitos ajudam a evitar o entupimento dos ralos

Seja na pia da cozinha ou nos banheiros, os ralos estão sempre sujeitos a entupimentos, causados por restos de comida que descem encanamento abaixo, acúmulo de gordura, cabelos e pequenos pedaços de plásticos, entre outros objetos e sujeiras.

Para evitar esses entupimentos, que podem acabar saindo bastante pesados para o seu bolso, além de incomodar aos moradores da casa, com a sujeira que volta dos ralos, você pode começar mudando alguns hábitos, comuns a muita gente, que são os principais responsáveis por entupir os ralos.

Medidas simples, bons hábitos e uma manutenção constante podem ajudar a evitar os entupimentos nos ralos.

Na cozinha

Evite jogar restos de comida e gordura diretamente no ralo

A primeira medida para evitar o entupimento dos ralos nas cozinhas é comprar um protetor de ralo, que pode ser de plástico, silicone ou de aço. Ele serve para evitar a passagem de restos de alimentos e pequenos detritos, deixando o caminho livre apenas para a água escorrer. O custo é bem baixo e os protetores são encontrados em supermercados e lojas de acessórios para a casa.

Outra medida interessante é jogar os restos de comida no lixo antes de colocar os pratos e talheres na pia para lavar, após o almoço e o jantar. Isso evita que pequenas quantidades de alimento passem despercebidas e se acumulem no encanamento.

Protetores de ralos adequados também podem ajudar na prevenção

Com relação às gorduras, o melhor é, logo após terminar as frituras, colocar o óleo em um recipiente e armazená-lo bem longe da pia, nunca jogando ele diretamente sobre o ralo. Você pode usá-la para fazer sabão caseiro (leia a nossa matéria sobre o assunto) ou entregá-lo nos postos de coleta que recebem o óleo de cozinha usado.

Leia Também:  Saiba como fazer decoração de drinks

Além dessas medidas, limpe com frequência os protetores e filtros de ralo, usando água fria. Já a água quente pode ser usada uma vez por semana diretamente no ralo, pois ajuda a dissolver gorduras e restos de sabão acumulados.

Nos banheiros

Fios de cabelo entopem com frequência o ralo do banheiro

Para prevenir os entupimentos de ralos nos banheiros, evite jogar fios de cabelos (como se percebe na foto), cotonetes, fio dental, papel higiênico e toalha de papel diretamente nos ralos, além de limpar pentes e escovas de cabelo durante o banho. Pequenas capas, em formato de tela, podem ajudar a evitar que esses e outros resíduos desçam no encanamento e se acumulem até entupir o ralo.

Se você possui banheira, não se esqueça de limpá-la com frequência, removendo a tampa e fazendo a higienização com água e retirando fios de cabelos e outros detritos que estejam grudados próximo à superfície.

Top