Entrevista de emprego: principais erros

A entrevista de emprego é um momento decisivo para quem quer ingressar no mercado de trabalho. Portanto, se você está prestes a passar por…

A entrevista de emprego é um momento decisivo para quem quer ingressar no mercado de trabalho. Portanto, se você está prestes a passar por um processo seletivo, saiba que existem alguns erros que podem colocar as suas chances de ficar com a vaga por água abaixo.

São falhas que, geralmente, a maioria dos candidatos comete sem perceber. Entretanto, como tudo acontece sob os olhares atentos do entrevistador, tais equívocos não passam despercebidos e acabam fazendo a diferença.

Saiba quais são as perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego.

Entrevista de emprego – principais erros

Se não tomar cuidado, algumas gafes podem colocar por água abaixo as suas chances de ficar com a vaga. (Foto: Divulgação).

Chegar atrasado – o candidato que chega atrasado para a entrevista demonstra desorganização e falta de respeito com quem está esperando. Além disso, cometer esse tipo de gafe indica que ele não tratou a entrevista com prioridade. Se, por algum caso, tenha que chegar atrasado, avise o entrevistador com antecedência e veja se é possível passar um candidato na sua frente.

Não conhecer a empresa – este talvez seja o erro mais comum cometido pelos interessados numa vaga de emprego. Muitos vão para a entrevista sem conhecer a história, a filosofia de trabalho e outros aspectos importantes da empresa que está oferecendo a vaga.

Durante a entrevista, o candidato deve manter uma boa postura, evitando qualquer tipo de comportamento comprometedor. (Foto: Divulgação).

Mentir – sem dúvida, mentir é o pior caminho para tentar impressionar o entrevistador. Mesmo que o candidato passe pela seleção, ele terá que sustentar suas falsas informações (mentiras sobre sua formação, sua qualificação, sucessos passados) por um longo tempo, o que o colocará numa situação bastante delicada.

Leia Também:  Dicas para entrevista de trabalho

Usar roupas informais – o candidato que não se preocupa com a aparência tem grandes chances de perder a vaga. O ideal é se vestir de acordo com o perfil da empresa, evitando exageros e peças que possam chamar a atenção. As mulheres, por exemplo, devem tomar cuidado com roupas decotadas e com o excesso de maquiagem. O segredo é manter a discrição.

Saiba mais sobre roupas adequadas para entrevista de emprego.

Independente de qualquer circunstância, o candidato deve sempre falar a verdade, caso contrário ele pode ficar numa situação ainda mais delicada. (Foto: Divulgação).

Falar mal do emprego anterior – os recrutadores não veem com bons olhos candidatos que destilam raiva contra a antiga empresa. Por isso, falar mal do seu último emprego (isso inclui seu ex-chefe) pode reduzir as suas chances de ficar com a vaga.

Não fazer perguntas – apesar de você ser o entrevistado, nada lhe impede de fazer perguntas ou comentários durante este processo. Caso algum aspecto sobre a rotina de trabalho ou os benefícios oferecidos não tenha ficado claro, não tenha receio de perguntar. Só não banque o papel do perguntador chato, que pode comprometer sua imagem perante a banca.

Top