Entrevista de emprego por videoconferência: como se comportar

Segundo os dados atuais, foi comprovado que as entrevistas de emprego por vídeo conferência vêm ganhando um grande destaque, visto que são muito mais…

Segundo os dados atuais, foi comprovado que as entrevistas de emprego por vídeo conferência vêm ganhando um grande destaque, visto que são muito mais fáceis de serem realizadas. Com elas, o participante não corre o risco de chegar atrasado devido o trânsito, ou ainda, do chefe ter de se deslocar de um local muito longe para conhecer o profissional.

Saiba mais sobre as entrevistas de emprego por videoconferência (Foto: Divulgação)

Pesquisas comprovam que o Brasil teve um crescimento de 52% nas entrevistas por videoconferência, facilitando assim a rotina empresarial dos trabalhadores. Por isso, para você que está procurando uma nova oportunidade no mercado de trabalho e deseja já se preparar para esta nova modalidade de recrutamento e seleção, veja algumas dicas sobre como se comportar durante uma entrevista de emprego por videoconferência:

Antes de começar a entrevista

Tendo combinado o dia e o horário da entrevista, é muito importante que você teste o seu microfone, áudio e vídeo com antecedência. Para isto, peça ajuda a um amigo ou parente e simule a conversação.  Uma dica interessante é pedir que alguém venha com um notebook, para você mesmo avaliar a qualidade de som e imagem de seu computador, como se fosse o entrevistador. Caso veja que pode melhorar, configure ou ainda peça emprestado o computador de algum amigo, a fim de não passar vergonha na hora.

Faça as devidas configurações de seu computador com dias de antecedência (Foto: Divulgação)

Antes de começar uma entrevista de emprego por videoconferência, escolha um local que não seja barulhento, longe de pessoas e principalmente, muito bem organizado. A cozinha ou o banheiro não são exemplos de bons lugares, opte pela sala ou qualquer ambiente que tenha um fundo branco, para passar mais seriedade.

Leia Também:  Vagas de Emprego Para Vigilante DF

 Como se portar em uma entrevista de emprego por vídeo conferência

O primeiro aspecto sobre como se portar em uma entrevista de emprego online é escolher bem a roupa, maquiagem para as mulheres, estar limpo e com os cabelos devidamente penteados, sobrancelhas aparadas, etc. Imagine que a situação é a mesma de uma entrevista de emprego presencial, então arrume-se bem.

Veja mais algumas dicas de comportamento durante entrevistas de emprego.

Tenha uma postura refinada, mesmo que a entrevista seja à distância (Foto: Divulgação)

Ao se posicionar, caso você use um notebook, instale-o em uma superfície sólida e evite deixa-lo no colo, não se esquecendo do carregador de bateria devidamente ligado, para evitar interrupções. Sente-se com a coluna reta, e jamais fique jogado no sofá ou na cama, uma vez que, mesmo a pessoa não lhe veja, sua voz sairá diferente.

Em uma entrevista por videoconferência, jamais dê respostas como “sim” ou “não” apenas quando se tratam de suas habilidades profissionais e busque complementá-las com informações adicionais. Passe uma postura otimista e confiante, e claro, esteja online com antecedência para evitar transtornos na hora de se conectar.

Leia também: Perguntas feitas em entrevistas de emprego – cuidados.

Top