Entrevista de emprego: como se comportar

O comportamento do candidato em uma entrevista de emprego é que determina o seu sucesso ou fracasso. O avaliador não está interessado apenas em…

Por Paulo Lima em 13/01/2013

O comportamento do candidato em uma entrevista de emprego é que determina o seu sucesso ou fracasso. O avaliador não está interessado apenas em suas respostas ou currículo, mas também no modo como ele age durante a seleção.

Por isso, a imagem que você transmite durante a entrevista é tão importante quanto suas competências profissionais. Detalhes como não chegar atrasado, evitar o uso de roupas chamativas e saber se comunicar, por exemplo, podem relevar aspectos importantes sobre o seu perfil.

Como se comportar na chegada

Numa entrevista, a imagem que você transmite é tão importante quanto suas competências profissionais. (Foto: Divulgação).

Ao ser anunciado, respire fundo antes de entrar na sala e procure manter a calma. Deixar transparecer o seu nervosismo pode indicar insegurança e comprometer o seu rendimento durante a entrevista.

Na hora de entrar, pare na porta e peça “licença”, mantendo um sorriso sereno e uma fisionomia leve. Espere o entrevistador estender a mão para cumprimentá-lo. Caso seja destro, deixe os seus pertences (pasta, agenda, entre outros) na mão esquerda para evitar embaraço no momento do aperto de mão.

Não se sente na cadeira sem a permissão do entrevistador. Só o faça se for convidado, caso contrário, permaneça em pé até receber o convite (ao receber, sente-se e agradeça). Além disso, evite colocar os seus objetos em cima da mesa. O ideal é mantê-los sobre o seu colo ou então colocá-los em uma cadeira vazia, se houver.

Conheça 6 sinais que indicam que a entrevista de emprego não está indo bem.

Como se comportar durante a entrevista

Procure controlar o nervosismo e demonstrar integridade em suas respostas. (Foto: Divulgação).

Procure mostrar durante a entrevista que você tem garra, força de vontade e que está realmente interessado na oportunidade que está sendo dada. Suas respostas devem transmitir integridade e respeito.

Ao se referir às suas experiências profissionais passadas, tome cuidado para não falar mal de sua empresa, do chefe ou dos colegas com os quais trabalhou. O fato de você não pertencer à antiga companhia não lhe dá o direito de agir com falta de ética e discrição.

Veja também: Entrevista de emprego – como se comportar na dinâmica.

Candidatos que falam mal do antigo emprego não são vistos com bons olhos pelo entrevistador. (Foto: Divulgação).

Quando for solicitado que fale sobre seu último emprego, mencione aspectos envolvendo sua rotina de trabalho, seus deveres e obrigações, ressaltando também os resultados que você alcançou. Saiba guardar magoas e deixar suas decepções para trás. Também tenha cautela ao falar dos seus defeitos. Procure ser sincero, mas sem exagerar ao comentar algum comportamento seu que acha inconveniente.

Ao terminar a entrevista, espere o recrutador estender a mão, agradecer sua presença e te acompanhar até a porta. Além disso, saia de cabeça erguida, mantendo a esperança de que, se não for dessa vez, mais cedo ou mais tarde você vai encontrar uma oportunidade.

Top