Entenda por que maio é o mês das noivas

Ao que tudo indica, o mês de maio é considerado o mês das noivas no Brasil graças a uma antiga tradição da Igreja Católica…

Entenda por que maio é o mês das noivas

Ao que tudo indica, o mês de maio é considerado o mês das noivas no Brasil graças a uma antiga tradição da Igreja Católica que acabou sendo importada dos países do Hemisfério Norte, na qual maio é considerado um mês de grande importância para os costumes populares.

O padre e teólogo Pedro Iwashita, do Instituto Teológico de São Paulo, explica a revista “Mundo Estranho”, da Editora Abril, que a chegada do mês de maio no Hemisfério Norte é sempre comemorada com muitas flores em homenagem à natureza, pois nesta época do ano ocorre a plenitude da Primavera por lá, onde tudo refloresce e ganha vida novamente. Com o passar dos séculos, esses elementos de maio acabaram sendo associados à celebração do amor no casamento, e a ligação com as flores, a feminilidade e beleza da Primavera fez com que este mês fosse considerado mês das mães e da consagração de Maria, mãe de Jesus, e como é natural que as noivas um dia se transformem em mães, o mês ainda acabou se tornando o mês oficial das noivas.

Leia também: Vestidos para noivas plus size – modelos, fotos, dicas

Atualmente, maio não é o mês em que ocorre mais casamentos.

Graças a esta crença,  maio acabou sendo considerado o melhor mês do ano para celebrar um casamento, mas aos poucos o costume de realizar os casamentos neste mês acabou perdendo força. Um estudo da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), na cidade de São Paulo, mostra que os paulistas estão deixando  maio de lado e atualmente preferem casar em dezembro, há cerca de três décadas é possível verificar o aumento de casamentos nesta data e a diminuição no mês de maio.

De acordo com os próprios noivos, a mudança ocorreu porque dezembro é aquela época em que ocorrem as férias de final de ano, além do 13º salário, que dá uma grande força aos noivos que acabam gastando bastante na hora de se unir em matrimônio, planejar a festa e a sonhada viagem de lua de mel.

Mês das noivas varia de acordo com o país.

Mês das noivas varia de país para país

O mês de maio não é considerado o mês das noivas em todos os países, na Inglaterra, por exemplo, junho é considerado o mês ideal para um casamento, pois de acordo com uma tradição da Antiguidade, Juno era a grande deusa das mulheres e dos casamentos, adorada pelos romanos.

Na América do Norte, os casais preferem se casar no mês de fevereiro, já que este é considerado o mês nacional dos casamentos. Em fevereiro ainda é comemorado o Dia dos Namorados (no dia 14), conhecido como Valentine’s Day, o que torna o mês ainda mais especial para a celebração do amor e do romantismo.

Veja também: Tipos de buquês para noivas

Top