Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia> Entenda o que é sexting e seus perigos

Entenda o que é sexting e seus perigos

Por Andre

Entenda o que é sexting e seus perigos, prática que tem crescido bastante nos últimos anos, no Brasil e no mundo, principalmente entre os jovens, e que pode resultar em sérios problemas para as pessoas envolvidas.

Entenda o que é sexting e seus perigos (Foto Ilustrativa)

O termo, que deriva da junção das palavras “sex” (sexo) e “ting” (sufixo de texting, palavra em inglês para texto), se refere à prática do “sexo por mensagens”, que acontece quando duas pessoas trocam fotos e/ou vídeos de cunho erótico, através do telefone celular.

Ou seja, o sexting consiste em tirar fotos ou gravar vídeos sensuais e enviá-los para a(o) namorada(o), prática que é bastante disseminada entre os adolescentes, e que tem ficado ainda mais comum depois do surgimento do WhatsApp.

Pornografia de revanche: o que é

Entenda o que é sexting e seus perigos

O sexting é uma prática que tem virado febre entre os adolescentes (Foto Ilustrativa)

A princípio, o ato de praticar sexting pode parecer algo normal e sem maiores prejuízos, mas se essas imagens íntimas caírem em mãos erradas, pode surgir um grande problema. Um dos perigos do sexting é justamente as fotos sensuais que alguém tirou para o seu parceiro começarem a circular livremente pelos celulares de milhares de pessoas.

Isso pode acontecer devido ao término do namoro, que deixou algum tipo de mágoa e a pessoa resolveu se vingar do ex-parceiro, compartilhando as fotos e vídeos íntimos, ou através do furto/roubo do dispositivo em que tais imagens estavam armazenadas.

Além das imagens, as próprias mensagens de texto, mais picantes, também podem acabar sendo compartilhadas (Foto Ilustrativa)

Cyberbullying: como a vítima deve agir

Vários casos de sexting, ocorridos nos últimos anos, terminaram de maneira trágica, como a história de uma jovem americana, cujas imagens íntimas foram divulgadas na internet pelo ex-namorado. Ao ver suas fotos expostas para o mundo, a garota entrou em depressão e, pouco tempo depois, cometeu suicídio.

Além de fins trágicos, como o caso real citado, a exposição de fotos íntimas nas redes sociais pode atrapalhar bastante a vida de uma pessoa, inclusive no lado profissional, uma vez que as empresas estão adotando o costume de verificar os perfis online de seus colaboradores.

Como evitar sexting

O sexting pode resultar em depressão, problemas na vida profissional e até mesmo em suicídio, como já aconteceu em alguns casos (Foto Ilustrativa)

Dicas para navegar na web sem expor a privacidade

Agora que você já sabe o que é sexting e quais são os riscos dessa prática, pode evitar o problema seguindo algumas dicas:

  • Nunca envie imagens íntimas suas para ninguém.
  • Evite postar esse tipo de fotos e vídeos nas redes sociais.
  • Tenha cuidado com as mensagens de texto mais íntimas, pois elas também podem ser compartilhadas com outros.
  • Pais, avós, tios e responsáveis devem ficar atentos às conversas online das crianças e adolescentes, e orientá-los sobre a importância da privacidade.
Recomendado para você
Tecnologia

Como Entrar no Hotmail – www.hotmail.com.br

Tecnologia

Badoo Como Funciona?

Tecnologia

Univali Intranet

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *