Entenda o que é o desafio sem maquiagem

Entenda o que é o desafio sem maquiagem

Entenda o que é o desafio sem maquiagem, sua origem e como foi capaz de se tornar um viral na internet. Nesta primeira semana…

Por Isabella Moretti em 04/09/2014

Entenda o que é o desafio sem maquiagem, sua origem e como foi capaz de se tornar um viral na internet. Nesta primeira semana de setembro, milhares de mulheres estão sendo desafiadas a postar fotos com a cara lavada nas redes sociais, principalmente no Facebook. O objetivo é criar uma grande corrente contra a ditadura da beleza.

Entenda o que é o desafio sem maquiagem. (Foto: Divulgação)

A publicação de fotos sem maquiagem no Facebook, Instagram e Twitter não é algo inédito. Em 2013, as britânicas realizaram uma brincadeira parecida com o movimento “NoMakeUpSelfie”. A única diferença é que o desafio lançado no Reino Unido tinha a intenção de arrecadar fundos para uma campanha de alerta sobre o exame de câncer de mama.

O mundo tem girado em torno da aparência. A moda e a publicidade glorificam tudo aquilo que se enquadra nos padrões de beleza. Os paradigmas estéticos destacam corpos magros e de makes impecáveis.

As mulheres estão à mercê de uma beleza clichê, artificial e fora da realidade. Com o objetivo de criticar a sociedade de consumo e o apelo à estética, foi lançado um projeto chamado “Stop The Beauty Madness”, que em português significa “Parem com a loucura da beleza”.

Saiba mais: Olivia Wilde joga balde de leite materno na cabeça

Entenda o que é o desafio sem maquiagem

Para que você entenda o que é o desafio sem maquiagem, é preciso conhecer o Projeto Contra a Loucura da Beleza e como esta corrente tem se tornado forte no Brasil. Muita gente está encarando o desafio apenas como uma “brincadeira”, mas na verdade há uma crítica sociocultural muito forte por trás da proposta.

O desafio é a favor do Projeto Contra a Loucura da Beleza. (Foto: Divulgação)

O projeto propõe que as mulheres aprendam a se preocupar com a aparência de forma moderada e sem jamais se esquecer do que realmente são, da verdadeira essência que possuem. Elas não podem se tornar vítimas da ditadura da beleza, que defende uma aparência sempre impecável (sem espinhas, olheiras ou manchas).

Muitas mulheres estão se sentindo realmente desafiadas ou constrangidas de terem que aparecer de “cara limpa” no Facebook. Elas cultivam alguns pensamentos como “o que vão pensar de mim” ou “vão me achar feia”. Contudo, é realmente esta cultura que precisa ser extinta da sociedade. A vida não foi feita para que todas estejam sempre perfeitas e impecáveis, preocupando-se mais com os outros do que consigo mesmas. Mais interessadas na aparência do que naquilo que existe no interior.

A brincadeira no Facebook

As famosas também estão participando do desafio. (Foto: Divulgação)

A brincadeira que tem ganhado espaço no Facebook e gerado grande repercussão recebeu o nome de “desafio da cara limpa”. A mecânica é bem simples: a mulher publica uma foto sem maquiagem na rede social e desafia outras amigas a fazer o mesmo. Não basta estar sem make, também é preciso não aplicar qualquer tipo de filtro na imagem. A brincadeira se tornou um verdadeiro viral na internet, não conquistando apenas as anônimas, mas também as famosas.

Várias celebridades já encararam o desafio sem maquiagem, como é o caso de Andressa Urach, Dani Bolina, Jaque Khury e Monique Amin.

Entenda o que é o desafio sem maquiagem e participe da corrente que tem tomado conta da sua timeline. Conheça mais detalhes sobre o Projeto Contra Loucura da Beleza acessando: www.stopthebeautymadness.com.

Top