Entenda o que é amenorreia

Entenda o que é amenorreia, uma condição caracterizada pela falta de menstruação nas mulheres que possuem idade fértil. Esse distúrbio costuma ser mais comum…

Por Isabella Moretti em 03/12/2014

Entenda o que é amenorreia, uma condição caracterizada pela falta de menstruação nas mulheres que possuem idade fértil. Esse distúrbio costuma ser mais comum do que se imagina e pode estar relacionado a diferentes causas.

Entenda o que é amenorreia. (Foto: Divulgação)

A menstruação é fundamental para o ciclo reprodutivo da mulher. Ela tem como objetivo preparar o útero para receber o embrião. Quando a fecundação não acontece, a camada que reveste as paredes uterinas sofre descamação e os resíduos são eliminados do corpo na forma de sangue. O normal é a mulher ter um ciclo menstrual de 25 a 35 dias. Se isso não acontece, alguma coisa pode estar errada com o seu organismo.

Veja também: Remédio caseiro para menstruação atrasada

Entenda o que é amenorreia

Para que você entenda o que é a amenorreia, iremos explicar com detalhes as características de cada tipo:

Amenorreia primária: acontece quando a garota atinge a idade de 15 ou 16 anos sem ter a sua primeira menstruação.

Amenorreia secundária: a mulher tem um ciclo menstrual com longas pausas e totalmente irregular. Ela pode ficar mais de três meses sem menstruar.

A amenorreia é a ausência de menstruação. (Foto: Divulgação)

Além da ausência de menstruação, principal característica do distúrbio, a amenorreia também pode vir acompanhada de outros sintomas, como dores de cabeça, cólicas sem sangramento, alterações da voz, queda de cabelo, alterações na visão, mal-estar, cansaço, irritabilidade, dor pélvica, acne, crescimento de pelos pelo corpo e aumento dos seios.

Quais são as causas da amenorreia?

As principais causas da amenorreia são:

Uso de anticoncepcionais: alguns métodos são responsáveis por bloquear a menstruação, como é o caso da pílula, do injetável, do DIU hormonal e do adesivo.

Consumo de medicamentos: algumas drogas podem desencadear a alterações no organismo e causar amenorreia, como é o caso dos antidepressivos, dos antipsicóticos e dos remédios para pressão alta.

O uso de certos medicamentos pode causar amenorreia. (Foto: Divulgação)

Problemas hormonais: existem muitas doenças hormonais que possuem a amenorreia como sintoma, tais como a síndrome dos ovários policísticos, hipotireoidismo e menopausa prematura.

Transtornos alimentares: tanto a obesidade quanto a anorexia podem resultar na ausência da menstruação.

Problemas estruturais: o ciclo menstrual é afetado quando a vagina apresenta uma anormalidade ou quando falta um órgão no sistema reprodutor feminino.

A rotina intensa de exercícios também causa o problema. (Foto: Divulgação)

Estilo de vida: alguns hábitos podem ser considerados prejudiciais e aumentar as chances de com a ausência de menstruação, como é o caso do excesso de atividade física, da má alimentação, da ansiedade, do estresse e do sono insuficiente.

É importante que você entenda o que é a amenorreia, mas não deixe de consultar um ginecologista para obter um diagnóstico mais preciso sobre o seu caso. O tratamento dependerá exclusivamente do que está causando a ausência de menstruação.

Top