Entenda o motivo da alta do preço do tomate

Sem sombra de dúvidas você já ficou a par da notícia que vem tomando a vez no cenário brasileiro: o preço alto do tomate.…

Sem sombra de dúvidas você já ficou a par da notícia que vem tomando a vez no cenário brasileiro: o preço alto do tomate.  Seja por ouvir falar ou até mesmo por levar um grande susto ao chegar no supermercado, este assunto está bombando nas redes sociais e até mesmo virando motivo de piadas.

Conheça algumas piadas com tomate para Facebook.

Por esta razão, antes de ficarmos indignados ante este acontecimento, procuraremos compreender o que de fato está acontecendo com a produção deste produto, uma vez que o aumento de seu preço já ultrapassou os 150%. Entenda o motivo da alta do preço do tomate através da matéria a seguir:

Veja porque o tomate está com um preço tão alto nos supermercados (Foto: Divulgação)

A inflação acima do tomate

Há um tempo o tomate já vem se tornando um produto alvo da inflação. Segundo o IPC, o tomate tem subido 9% de seu preço original em fevereiro, com mais 18% no início de março. No final deste mesmo mês, o preço do tomate chegou incrivelmente atingir uma elevação de 104% e em algumas outras regiões, houve o registro de um aumento de até 220%. Mas por que isso acontece?

Em algumas regiões o tomate chegou a um aumento de até 220% (Foto: Divulgação)

Segundo os comerciantes, como o tomate é um item de grande consumo entre as famílias brasileiras, existe uma grande oferta e muitos produtores deste alimento no Brasil. No entanto, devido a queda de temperatura da época, a produção diminuiu significativamente,  e ainda as constantes chuvas vêm castigando as plantações. Isso explicaria a pouca oferta existente que resultou na supervalorização e no aumento do preço do tomate.

Continuar Lendo  Como funcionam os juros do cartão de crédito

Como lidar com o aumento no preço do tomate

Incrivelmente, o aumento no preço não se restringe somente ao tomate, como também atinge outros vegetais que tiveram sua produção afetada. Segundo dados oficiais, a cebola é outra vilã da história, tendo um aumento de cerca de 75% de seu preço original. Entretanto, como podemos lidar com o preço alto do tomate, sem que isso prejudique o nosso orçamento mensal?

Substitua o tomate para não ter o seu orçamento afetado (Foto: Divulgação)

De acordo com chefes de cozinha de programas de TV, existem várias formas de substituir os nutrientes do tomate. Uma dica é usar o molho pesto nas massas, uma especiaria italiana feita com manjericão ou berinjela. Também é possível optar pelo molho branco ou até mesmo por caponata de berinjela, um antepasto também oriundo da Itália. A alta do preço do tomate não é algo definitivo e sua previsão é de que se normalize nos próximos meses. Todavia, adotar algumas medidas mais baratas e também nutritivas farão toda a diferença na relação custo benefício dos consumidores deste produto.

Leia também: Quais alimentos podem substituir o tomate.

Top