Entenda como o exame de sangue é feito

Os exames de sangue são bastante populares e servem como complementação na avaliação médica e diagnóstico de várias doenças. Através da análise da quantidade…

Por Editorial MDT em 17/05/2013

Os exames de sangue são bastante populares e servem como complementação na avaliação médica e diagnóstico de várias doenças. Através da análise da quantidade e forma das células sanguíneas, e dosagem de elementos como hormônios e eletrólitos, é possível ter uma noção geral da saúde do indivíduo. Entenda como é feito o exame de sangue e saiba o que significam os principais fatores avaliados.

Saiba quais são os exames realizados pelo SUS.

Os exames de sangue são bastante comuns. (Foto: divulgação)

Como são feitos os exames de sangue

Os exames de sangue como hemograma, gasometria, dosagem de eletrólitos e de hormônios, são realizados basicamente da mesma maneira, sendo que o único diferencial o item que será avaliado.

  1. O indivíduo vai até o laboratório, senta-se em uma cadeira onde apoia um dos braços e faz movimentos repetidos de abrir e fechar a mão, para estimular uma melhor circulação local;
  2. Um elástico de borracha é amarrado acima do cotovelo, fazendo um garrote que mantém o sangue no braço;
  3. É introduzida uma agulha no vaso mais calibroso (que pode ser uma veia ou uma artéria, dependendo do exame);
  4. O sangue é coletado em frascos pequenos que são enviados ao laboratório para análise. Cada vidro é identificado através de um código de barras e passa por processos automatizados, que analisam todos os parâmetros solicitados pelo médico;
  5. Geralmente a análise automatizada é muito rápida e precisa, mas todas as vezes que algum resultado foge da normalidade, é necessário que um bioquímico separe as amostras para confirmar a alteração manualmente, utilizando um microscópio. Esse cuidado evita muitas surpresas desagradáveis e diagnósticos errados.

Os principais fatores avaliados

A maioria das pessoas acaba abrindo os exames antes de apresenta-lo ao médico, mas nem todo mundo sabe exatamente o que significam cada um dos itens avaliados. O resultado pode ser estresse e ansiedade desnecessários. Entenda o que avalia cada um dos principais itens do exame de sangue:

  • Eritrócitos

A avaliação da série vermelha do sangue, responsáveis por levar o oxigênio a todos os tecidos do organismo. É realizada através de parâmetros como a quantidade de hemácias, hemoglobina, hematócrito, VCM, HCM e CHCM. Quando esses valores estão alterados podem indicar problemas como anemia, leucemia e vários outros.

Quando algum parâmetro foge da normalidade, um especialista confirma a alteração. (Foto: divulgação)

  • Leucócitos

Os leucócitos constituem as células de defesa do organismo, e são avaliados pela contagem total de leucócitos, neutrófilos (e suas células precursoras), eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos. Quando alterados podem sugerir infecções, processos alérgicos, leucemia e vários outros problemas.

  • Plaquetas

As plaquetas são responsáveis por promover a coagulação sanguínea e estancar sangramentos. Quanto seus níveis estão baixos, o risco de hemorragia é maior, enquanto que, quando estão muito elevadas, há maior chance de ocorrer eventos trombóticos.

  • Colesterol

Representa o nível de gordura circulante na corrente sanguínea e, quando em níveis elevados, aumenta o risco de problemas cardiovasculares.

  • Ureia e creatinina

Servem para avaliar a função renal, uma vez que essas substâncias são filtradas e eliminadas pelos rins.

  • Glicose

Avalia o nível de açúcar no sangue, estando muito relacionada com a ocorrência de diabetes.

  • TSH e T4

O TSH é um hormônio produzido pela glândula hipófise e estimula a produção de T4 pela glândula tireoide. Quando alterados indicam problemas como hiper ou hipotireoidismo.

  • TGO e TGP

São duas enzimas encontradas nas células do fígado e, quando presentes em níveis elevados no sangue indicam lesão hepática.

Confira os exames de rotina que devem ser feitos pelas mulheres.

A coleta do material é igual, sendo que o que se altera é apenas o fatore analisado. (Foto: divulgação)

Os exames de sangue são muito frequentes nos ambulatórios médicos. É importante entender como são avaliados os parâmetros obtidos através da coleta de sangue e verificação de seus componentes. Antes de ficar ansioso devido aos resultados alterados, leve o exame para que um médico especialista analise e dê um diagnóstico correto.

 

Top