quinta-feira, 11 de agosto de 2022 - 11/08/2022 01:55:41
MundodasTribos

As modificações unificam a Língua Portuguesa nos países que têm o idioma como oficial

Vêm sendo implantadas algumas modificações na Língua Portuguesa desde o dia 1º de janeiro de 2009. O objetivo das mudanças, que ficaram conhecidas como “Novo Acordo Ortográfico”, é unificar a forma de escrever das nações que têm a Língua Portuguesa, a quinta mais falada no mundo, como o seu idioma oficial.

Além do Brasil, o acordo envolve Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné-Bissau. Em nosso país, a utilização das novas regras será obrigatória a partir de janeiro de 2013. Enquanto isso, ainda são aceitas as duas normas, tanto a atual quanto a nova. Portanto, você que pretende prestar concursos públicos e vestibulares a partir de 2013, deve ficar atento às mudanças, e é por isso que preparamos este artigo com as principais modificações que irão acontecer.

O que este artigo aborda:

Novo alfabeto

Com as novas regras, o alfabeto brasileiro passa a ter 26 letras, ao invés das tradicionais 23 que todos já conheciam. Foram incorporados oficialmente o K, o W e o Y, que já eram muito usadas em nosso idioma.

Trema

O trema, aqueles dois pontinhos que apareciam sobre a letra “U” de algumas palavras, como linguiça e frequentar, entre outras, não existe mais. É importante ressaltar que esta regra não vale para nomes próprios de origem estrangeira e seus derivados, que ainda continuam a receber o trema. Exemplos: Müller, Bündchen, mülleriano.

Hífen

– No caso dos prefixos ante, agro, anti, auto, arqui, extra, contra, intra, infra, mega, macro, micro, mini, maxi, sobre, semi, ultra, supra e tele, o hífen deve ser usado se a palavra seguinte começar com vogal igual á última do prefixo ou quando se iniciar com a letra “H”. Exemplos: Micro-ondas, auto-observação, mini-hotel e auto-hipnose.

Por outro lado, quando o prefixo terminar em vogal e a palavra seguinte se iniciar em “R” ou “S”, o hífen não será usado. Deve-se duplicar essas consoantes. Exemplos: Minissaia, minirreforma, autorretrato e antissemita.

– Com os prefixos inter, hiper e super, usa-se o hífen apenas quando a palavra seguinte começar com h ou r. Exemplos: inter-regional e super-homem. Nos demais casos, o hífen não é mais obrigatório, como em supersônico e hiperinflação.

– As palavras iniciadas com o prefixo sub e completadas por palavras que se iniciam com “b”, “h” ou “r”, terão o hífen, como nos exemplos sub-humano, sub-reino e sub-base. Em outros casos, o hífen não será usado (subeditor, subsecretário, etc).

– Em todas as palavras cujo prefixo for ex e vice, o hífen é obrigatório. Exs: Ex-presidente, vice-campeão.

Acentuação

– O acento dos ditongos abertos ói e éi, nas palavras paroxítonas, não existe mais. Exs: ideia e heroico.

– Nas palavras paroxítonas, não são mais acentuados o “i” e o “u” depois de ditongos. Exs: feiura e bocaiuva.

– As palavras terminadas em êem e ôo (ôos) perdem o acento circunflexo. Exs: voo e veem.

– O acento diferencial não existe mais. Exs: para, pelo, polo e pera.

– Nos grupos gue, gui, que e qui, o acento agudo no “u” forte não é mais usado. Exs: ele argui, enxague você e averigue.

O sumiço do trema está entre as novidades

 

Nas provas de vestibulares e concursos a partir de 2013, as mudanças já serão cobradas

O conteúdo "Entenda as modificações da Língua Portuguesa" foi feito por Andre e distribuído por MundodasTribos na categoria Educação em .

1

Pode ser do seu interesse

Instituições que oferecem bolsas de estudo no Brasil

Instituições que oferecem bolsas de estudo no Brasil

Programas do Governo para Bolsas de Estudo

Programas do Governo para Bolsas de Estudo

Curso Técnico de Segurança do Trabalho SENAC-SP

Curso Técnico de Segurança do Trabalho SENAC-SP

Concurso público Prefeitura de Florianópolis 2013

Concurso público Prefeitura de Florianópolis 2013

Sercomtel concurso nível técnico 2016

Sercomtel concurso nível técnico 2016

Faculdade a Distância RO EAD Grátis Rondônia

Faculdade a Distância RO EAD Grátis Rondônia