Diferenças entre os tipos de DIU

PUBLICIDADE

Você sabe as diferenças entre os tipos de DIU? Bem é comum algumas mulheres não saberem os tipos de DIU e é por isso que vamos mostrar para você  quais são as diferenças e tipos de DIU responder algumas dúvidas que talvez você tenha. Leia tudo calma para que você possa entender!

Você sabe as diferenças entre os tipos de DIU

Diferenças entre os tipos de DIU

Um assunto muito comum entre as mulheres é sobre o DIU. Basicamente há dois tipos de DIU e vamos destacar suas vantagens e desvantagens bem como as diferenças entre os tipos de DIU.

Falando dos tipos de DIU podemos dizer que basicamente são dois: DIU de cobre, e o DIU Hormonal chamado pelos médicos de Mirena. A diferença principal entre os dois está justamente no efeito sobre a menstruação.

PUBLICIDADE

Primeiro vamos começar com a pergunta:  O que é DIU? Conhecido como Dispositivo Intra-uterino (DIU),  é um anticoncepcional inserido no útero, por um médico. O seu mecanismo de ação depende da interferência com a migração dos espermatozoides, com o transporte do óvulo e com a fertilização.

O DIU tem diversos formatos, alguns dispositivos libertam hormônios para aumentar sua eficácia, logo que possam excluir uma gravidez, sendo eficaz durante 3 a 5 anos (variável). É um método que deve ser sempre vigiado pelo médico e embora não seja comum, seu uso, estende-se a mulheres  que nunca tiveram filhos.

Diferenças do DIU

O DIU de cobre ocasionalmente ele pode fazer com que o fluxo menstrual aumente um pouco mais, ele também pode fazer a cólica menstrual ficar mais forte, ou no caso provocar uma cólica.

PUBLICIDADE

O DIU Mirena pouco mais suave por assim dizer ao contrário do DIU de cobre esse tipo de DIU Mirena ele pode deixar a mulher sem menstruar. O efeito “colateral” do Mirena mais comum são sangramentos com intensidade pequena, chamada pelos médicos de “escape”.

Tipos de DIU

Os tipos de DIU são chamados de cobre e o segundo tipo é Mirana ou hormônio.

PUBLICIDADE
  • DIU com cobre

É feito de plástico, com filamento de cobre enrolado em sua haste vertical. O modelo TCu-380 A tem anéis de cobre em suas hastes horizontais. E são revestidos com 314mm2 de cobre na haste vertical e dois anéis de 33mm2 de cobre em cada haste horizontal; os fios são brancos. Tem a duração recomendada de 10 anos.

  • DIU que libera hormônio 

É fabricado de plástico e a haste vertical é envolvida por uma cápsula que libera continuamente pequenas quantidades de levonorgestrel. O Sistema Intra-uterino LNG-20 (Mirena) é desse tipo.

O DIU, quando utilizado de forma correta, é uma excelente forma de contracepção
  • DIU inerte ou não medicado

É feito de plástico ou aço inoxidável. A “alça de Lippes”, por exemplo, é toda de plástico. Esse modelo de DIU não se usa na atualidade; entretanto, mulheres que já são usuárias podem continuar usando até 6 meses após a menopausa, quando deverá ser removido.

PUBLICIDADE

Ele impede o processo de nidação, onde o óvulo se fixa no endométrio, podendo ainda  estimular uma reação inflamatória no útero, que também é contraceptiva.

Mesmo sendo muito seguro, pode ter alguns efeitos secundários, como agravar as dores menstruais, prolongando esse período  com sangramento abundante e ainda, por vezes, facilitando o aparecimento de infecções intrauterinas.

Vantagens da utilização do DIU

As mulheres podem contar com uma grande eficácia contraceptiva, sem que tenham que associar a contracepção a qualquer gesto diário. Não interfere com o ato sexual.

PUBLICIDADE

Exceto por alguns dispositivos específicos, o DIU não é um método hormonal, sendo indicado para mulheres que já tiveram problemas com métodos contraceptivos hormonais e  óvulos que não fixam na parede do útero.

DIU do tipo hormonal

Desvantagem do uso do DIU

Para além de poder aumentar as dores durante o período menstrual e aumentar o seu fluxo, o DIU não protege das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Sendo importante também ressaltar que seu  uso prolongado, pode acontecer diminuição ou cessão do fluxo menstrual.

Em algumas pessoas também causa cólicas e sangramentos independentes do período menstrual. E ainda pode causar esterilidade na mulher, por isso não é recomendado para aquelas que nunca tiveram filhos.

Para esclarecimento de dúvidas, consulte seu médico ginecologista e verifique com ele a possibilidade de utilização do DIU.

Diu é eficaz?

Não importa quais o tipos de DIU  você venha a usar, a eficácia deles é comprovada e aconselhado o uso até mesmo pela OMS (Organização Mundial da Saúde), onde ficou comprovado que para a mulher engravidar as chances são realmente muito baixas. Ao falar dos tipos de DIU e as chances para engravidar vamos dizer que DIU de cobre tem chance de 0,8% de engravidar. Já o DIU Mirena ou hormônio tem chance de 0,2%.

Então depois de ler o artigo e conhecer as diferenças do tipo de DIU, você pode teve conhecimento, pelo menos um pouco sobre o DIU, suas vantagens e desvantagens. Mas é importante que sempre analise com seu médico as possibilidades de usar um, especialmente se você nunca teve filhos.

Leia também:

1 comentário

  • voce pode me dizer quanto custa o DIU que libera hormônio LNG-20 (Mirena) ?

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.