Entenda a Prática de Nordic Walking

O Nordic Walking, ou “caminhada nórdica” tem esse nome porque começou a ser praticado na Finlândia. Ele é praticado por pessoas que pretendem perder…

Por Editorial MDT em 29/09/2011

O Nordic Walking, ou “caminhada nórdica” tem esse nome porque começou a ser praticado na Finlândia. Ele é praticado por pessoas que pretendem perder peso, pois essa atividade queima 40% mais calorias que uma caminhada normal. Por enquanto, o esporte é mais conhecido na Europa. Aos poucos, os praticantes brasileiros começam a surgir.

A prática do Nordic Walking requer apenas um instrumento específico: os dois bastões específicos para o esporte, que são semelhantes aos do esqui, que servem como apoios para impulsionarem o corpo para a frente. Ele pode ser feito em qualquer tipo de terreno e é indicado principalmente para as pessoas que têm problemas nas articulações das ancas e dos joelhos porque os bastões liberam a força feita por esses locais para fazerem o movimento da caminhada.

Então, uma parte da força que seria feita pelos membros inferiores passa para os membros superiores. Assim, os braços tornam-se mais fortes e enrijecidos.

Para a melhor prática do Nordic Walking, é preferível o uso de luvas que cobrem apenas as palmas das mãos ou de esparadrapos nas mãos porque os bastões podem causar ferimentos se a caminhada for muito longa.

Ao adquirir os seus bastões de Nordic Walking, ajuste-os à sua altura. O melhor tamanho para os bastões é o de 70% da sua altura. Para saber com exatidão o tamanho do bastão, multiplique a sua altura por 0,7. Então, meça-o antes de começar a caminhada para não forçar muito a coluna e os braços.

Para segurar os bastões, segure-os com o dedão voltado para você e os outros quatro dedos atrás dos bastões. As suas mãos devem ficar levemente abertas e relaxadas. Assim, os bastões poderão balançar nas suas mãos, garantindo um melhor movimento das suas articulações.

Agora, você está pronto para começar o seu Nordic Walking. Para tanto, coloque os dois bastões em frente a você de modo que eles estejam na mesma linha das laterais do seu corpo. Então, dê um passo para a frente impulsionando levemente os bastões para baixo, fazendo com que eles empurrem o seu corpo para a frente. Como eles ficarão para trás, levante-os um pouco do chão para levá-los para a frente e dê outro passo e assim por diante.

No início, pode ser um pouco difícil manusear os bastões. Porém, com o tempo, você ficará tão acostumado com eles que parecerão parte do seu corpo. Com a ajuda deles, é possível encarar qualquer tipo de terreno, seja pedregoso, arenoso ou com subidas íngremes, pois os bastões servem como apoio para impulsionar o seu peso para a frente.

Essa prática rapidamente se espalhará pelo Brasil porque ela é muito divertida e o esforço é menor. Além do mais, contribui para o fortalecimento da parte superior do corpo e faz as calorias sumirem muito mais rápido que em uma caminhada comum. Por isso, compre já os seus bastões e as suas luvas e chame os seus amigos para participarem do Nordic Walking, de preferência em um local onde haja muita natureza, por ser bonito e por ajudar na oxigenação corporal.

 

 

Top