Entenda a medida para o reajuste do salário mínimo

Entenda a medida para o reajuste do salário mínimo, apresentada pela presidenta Dilma Rousseff nessa última terça-feira, dia 24 de março, que prorroga a…

Por Andre em 26/03/2015

Entenda a medida para o reajuste do salário mínimo, apresentada pela presidenta Dilma Rousseff nessa última terça-feira, dia 24 de março, que prorroga a atual política de correção do salário para o período entre os anos de 2016 a 2019.

Entenda a medida para o reajuste do salário mínimo (Foto Ilustrativa)

A apresentação de uma medida provisória (MP) que mantém a política de reajuste do mínimo adotada atualmente se faz necessária porque a regra em vigor vale somente até o final de 2015. Nesse caso, poderia ser criada uma nova lei para o aumento do salário mínimo ou então ser mantida a atual.

De acordo com o governo federal, a lei que rege o reajuste do mínimo, adotada desde 2011, representou uma valorização do salário em torno de 70%, até 2015, um dos motivos que fez com que a presidenta resolvesse manter tal regra.

Quanto vale o salário mínimo em outras nações

Entenda a medida para o reajuste do salário mínimo

A MP foi assinada pela presidenta Dilma Rousseff (Foto Ilustrativa)

A medida provisória que prorroga a lei de reajuste do salário mínimo para os anos de 2016, 2017, 2018 e 2019 fará com que a regra de valorização do salário continue a mesma que vem sendo adotada desde 2011.

Ou seja, o reajuste do salário mínimo continuará a ser feito, até 2019, levando em conta a correção da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior, mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores.

Com a MP, a regra atual de correção do mínimo passa a valer até o ano de 2019 (Foto Ilustrativa)

Salário mínimo 2015: qual será o valor

De acordo com Dilma Rousseff, essa política de valorização do mínimo representou ganho real do salário dos trabalhadores mais pobres e ajudou o Brasil a atravessar a crise internacional sem que os trabalhadores fossem penalizados.

Após ser publicada no Diário Oficial da União, a medida provisória passa a valer como lei e vigora por até 120 dias. Depois, a MP é analisada pelo Congresso Nacional, que pode fazer algumas alterações no texto, e precisa ser aprovada para virar lei, definitivamente. Caso contrário, ela perde a validade.

Reajuste do mínimo para aposentados ficou de fora da medida provisória

O reajuste para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo não foi incluído na medida (Foto Ilustrativa)

Na medida provisória que reajusta o salário mínimo, ficou de fora a correção do mínimo para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo. A expectativa era de que a mesma regra de valorização do salário fosse aplicada a essa classe, mas isso acabou não acontecendo.

Governo muda benefícios do seguro desemprego

Uma nova proposta de reajuste para os aposentados que recebem acima de um salário mínimo, garantindo ganhos reais a eles, deve ser apresentada em breve.

Top