Entenda a importância do intercâmbio no currículo

Entenda a importância do intercâmbio no currículo e saiba por que vale a pena vivenciar experiências relacionadas à formação e a carreira profissional no…

Por Isabella Moretti em 09/09/2015

Entenda a importância do intercâmbio no currículo e saiba por que vale a pena vivenciar experiências relacionadas à formação e a carreira profissional no exterior. A viagem oferece muitas vivências que fazem a diferença aos olhos dos recrutadores.

Entenda a importância do intercâmbio no currículo. (Foto Ilustrativa)

Além de ser um diferencial, o intercambio contribui com a capacidade de inovação do estudante, através do contato com uma cultura diferente, outras maneiras de gestão, liderança, tecnologia, entre outros. O conhecimento de outra língua a partir do dia-a-dia e do contato direto com os nativos do país também conta pontos no momento da seleção.

Leia mais: Trabalho Voluntário no Exterior, Viagens de Intercâmbio

Entenda a importância do intercâmbio no currículo

O intercâmbio é uma maneira de investir na carreira, as empresas buscam por colaboradores com diferentes experiências no setor em que desejam atuar. Essa é uma oportunidade de se destacar entre os profissionais da área.

Agora entenda a importância do intercâmbio no currículo:

Inglês Fluente

A experiência é ótima para aprimorar o inglês. (Foto Ilustrativa)

O inglês é exigência mínima para a participação de processos seletivos para cargos de chefia, ou para programas de trainee de grandes empresas. O intercambista que passou determinado período em um país que tem o inglês como idioma oficial, se destaca entre os concorrentes à vaga e desperta maior interesse dos recrutadores.

Intercâmbio na graduação

Os recém-formados que participaram de um dos diversos programas de intercambio promovidos por universidades públicas ou privadas e estão de volta ao Brasil para ingressar no mercado de trabalho, tem mais chances de conquistar a vaga desejada do que aqueles que permaneceram no Brasil durante todo o curso. Aos olhos dos recrutadores, importância do intercâmbio no currículo representa nesse caso a vontade de aprender e a curiosidade do candidato, o que conta ponto positivo durante o processo de seleção.

A experiência no exterior soma muitos pontos na trajetória profissional. (Foto Ilustrativa)

Veja também: Melhores Agencias de Intercâmbio em SP

Acesso à tecnologia

Durante o intercâmbio, a oportunidade de acesso à tecnologia de ponta acontece de maneira muito mais ativa, devido ao apoio e ao investimento das universidades do exterior em projetos, pesquisas e estágios focados no desenvolvimento e na inovação de produtos e serviços. A experiência resulta na preparação de um profissional muito mais informado e com o perfil que as empresas desse setor desejam.

Os recrutadores estão de olho nos jovens que participaram de intercâmbio. (Foto Ilustrativa)

Vale lembrar que o peso do intercâmbio no currículo varia também de acordo com a duração. Intercâmbio com duração acima de 6 meses tem mais influencia no momento da contratação, isso porque em um longo período, as experiências vivenciadas em outro país são mais completas, especialmente em casos de estudo específico e em áreas totalmente relacionadas a carreira. Quando o objetivo do intercambista é estudar o idioma de determinado país, 3 meses são suficientes para contribuir com a valorização do currículo.

Saiba mais: Intercâmbio gratuito 2016: vagas

Entenda a importância do intercâmbio no currículo e invista nessa experiência, pois ela pode facilmente mudar o rumo da sua carreira. Continue no Mundo das Tribos e veja mais matérias relacionadas a vida profissional.

 

Top