Entenda a diferença entre rinite e sinusite

Rinite Rinite é uma irritação e inflamação que ocorrem na mucosa das vias aéreas superiores, normalmente por algum fator irritante. O tipo de rinite…


Rinite

Rinite é uma irritação e inflamação que ocorrem na mucosa das vias aéreas superiores, normalmente por algum fator irritante. O tipo de rinite mais comum é o alérgico, que ocorre devido ao contato com algum fator que desencadeie a alergia como, por exemplo, poeira, pelo de gato, flores, perfumes, fumaça, ácaro entre outros. Mas também pode ocorrer por exposição a microrganismos como vírus ou bactérias.

O indivíduo que possui rinite já tem uma pré-disposição para a doença, pois ela é fortemente ligada a fatores genéticos. Então, quando em contato com algum fator que gera alergia para aquela pessoa, seu corpo prepara respostas para combater o que levou a alergia, porém de forma exagerada. O que leva uma pessoa a ter rinite pode não levar outra a ter o mesmo problema, depende muito da resposta do organismo de cada indivíduo.

Sintomas

Muitas substâncias inflamatórias, como a histamina, são liberadas durante o contato do indivíduo com o que levou a resposta alérgica. Essas substâncias levam ao aparecimento dos sintomas como coceira nasal, nariz escorrendo (coriza), espirros e ardência nasal.

Tratamento

Quando o quadro é alérgico, o principal tratamento é tirar a pessoa do contato com o que está lhe causando a rinite. Por exemplo, se a pessoa é alérgica a poeira, tirar tapetes, cortinas e bichos de pelúcia do quarto podem ajudar muito a acabar com o problema. Os medicamentos usados nesses casos são anti-histamínicos e analgésicos para aliviar a dor.

Sinusite

Já a sinusite é uma inflamação dos seios paranasais que ocorre por algum agente infeccioso, normalmente bactérias. O que acontece é que possuímos na face, próximo ao nariz, regiões ocas chamadas seios da face ou seios paranasais. Esses locais possuem muco e secreções que estão continuamente em movimento, produção e esvaziamento. Porém, quando algo obstrui algum canal de esvaziamento desses seios, pode ocorrer proliferação bacteriana acarretando a sinusite. Também existe sinusite por vírus, fungos e devido a processos alérgicos, mas são menos frequentes.

Continuar Lendo  Linha M.A.C. Pro no Brasil: lançamento, onde comprar

Sintomas

Os sintomas mais comuns das sinusites bacterianas são dor no rosto, principalmente ao apertar (sobre os seios da face), dor de cabeça, mal estar geral, coriza e febre.

Tratamento

Depende do agente infeccioso. Mas como normalmente ocorre devido a infecções bacterianas, são utilizados antibióticos para tratar o problema. Podem, também, serem usados analgésicos e antitérmicos para o alívio da dor e da febre.

É importante manter o ambiente limpo, para prevenir a sinusite alérgica, utilizar soro fisiológico nas narinas quando ocorrer obstrução nasal, tomar bastante líquido para que o muco dos seios paranasais não fique espesso.

Existe a sinusite alérgica, que é mais facilmente confundida com a rinite, ela ocorre quando os sintomas da rinite ocorrem também dentro dos seios da face.

O melhor exame para se diagnosticar uma sinusite não é o raio X e sim o ultrasson.

É muito importante distinguir as duas doenças, pois a forma de tratamento é muito diferente. Quando o diagnóstico é feito errado, podem ocorrer complicações sérias. Fique atento!

 

Top