Ensinar o filho a arrumar o quarto: dicas

As brincadeiras das crianças dentro de casa nem sempre são sinônimos de tranquilidade para os pais, principalmente quando envolvem sujeira e bagunça no quarto.…

Por Editorial MDT em 19/11/2012

As brincadeiras das crianças dentro de casa nem sempre são sinônimos de tranquilidade para os pais, principalmente quando envolvem sujeira e bagunça no quarto. Os brinquedos e as brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento da criança, sendo assim é indispensável incentivá-las para essa prática. Porém, é preciso que elas aprendam a manter o quarto organizado logo após a diversão. Confira dicas de como ensinar o filho a arrumar o quarto após as brincadeiras.

Ensine a criança que após as brincadeiras ela deve guardar os brinquedos. (Foto: divulgação)

Bagunçou, tem que arrumar

As brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Segundo especialistas, o desenvolvimento intelectual ocorre devido as interações sociais, é por meio das brincadeiras que as crianças reorganizam suas experiências.

Porém, durante esse aprendizado, os brinquedos costumam ficar bagunçados pelo quarto. Sendo assim, a missão dos pais é fazer com que as crianças aprendam também a manter o ambiente limpo e organizado. Os pais devem ter muita paciência e criatividade para incentivar os pequenos a manter o quarto organizado após as brincadeiras.

Os pais devem ensinar os filhos a arrumar o quarto. (Foto: divulgação)

Veja como ensinar o filho a ser organizado 

Dicas de como ensinar o filho a arrumar o quarto

1. Ensine a criança a arrumar o quarto: é indispensável ensinar a criança a arrumar o quarto após as brincadeiras. Elas devem receber ordens específicas dos pais, como “retire os brinquedos do chão, guarde-os no armário”. É indispensável ser paciente nesse momento, pois a criança leva um tempo para assimilar corretamente essa função;

2. Organizar brincando: uma boa sugestão é estimular a organização através das brincadeiras. Sendo assim, a tarefa de arrumar o quarto se torna mais prazerosa e divertida. Faça brincadeiras do tipo, “Vamos ver quem arruma mais rápido”;

3. Estabeleça rotinas: as rotinas são necessárias para que as crianças aprendam a manter a organização do quarto.  Deixe claro para eles que após usarem roupas, sapatos e brinquedos, todos devem ser colocados de volta no mesmo lugar. As regras devem ser cumpridas e caso contrário, devem ser repreendidos;

4. Incentive dando exemplos: outras tarefas devem ser ensinadas às crianças, como hábitos de higiene. Os pais devem manter o quarto arrumado para dar exemplo ao filho, afinal como cobrar algo da criança sem dar exemplo. Evite deixar objetos espalhados pela casa e ajude a criança na arrumação do quarto dela.

Torne o momento da arrumação do quarto mais divertido. (Foto: divulgação)

Veja também como incentivar a criança a arrumar o quarto 

As crianças devem ser ensinadas desde pequenas a manter a organização do quarto e também da casa. Os pais devem ter muita paciência para ensinar os filhos a organizarem os ambientes. Uma boa dica é começar dando bons exemplos e incentivando a criança aos poucos para arrumar o quarto.

Top