Enjoo matinal: por que ocorre, como tratar

Saiba tudo sobre enjoo matinal: por que ocorre, como tratar. O problema, quase sempre associado ao primeiro trimestre de gravidez, pode ser controlado com…

Saiba tudo sobre enjoo matinal: por que ocorre, como tratar. O problema, quase sempre associado ao primeiro trimestre de gravidez, pode ser controlado com medidas simples. Leia a matéria e aprenda a lidar com as crises de enjoo.

Enjoo matinal: por que ocorre, como tratar. (Foto Ilustrativa)

Enjoo matinal: por que ocorre, como tratar. (Foto Ilustrativa)

Muitas pessoas, logo ao acordar, sentem uma sensação de enjoo. O problema, que se manifesta através de náuseas e vômitos, pode ter diferentes causas e requer cuidados especiais para restabelecer o bem-estar físico.

Leia mais: 5 maneiras de evitar enjoos na gravidez

Enjoo matinal: por que ocorre, como tratar

Confira nos tópicos a seguir tudo sobre enjoo matinal: por que ocorre, como tratar:

Por que ocorre enjoo matinal?

O enjoo matinal não tem uma causa definida. Na verdade, ele costuma se manifestar quando o organismo passa por intensas mudanças hormonais, como é o caso do início da gravidez. A pessoa também pode se sentir enjoada pela manhã em virtude de fatores psicológicos e alterações no sistema gastrointestinal.

Alguns fatores de risco contribuem com o enjoo matinal, especialmente na vida da gestante, como é o caso do histórico familiar e da gravidez de gêmeos.

O enjoo matinal é muito comum entre as mulheres grávidas. (Foto Ilustrativa)

O enjoo matinal é muito comum entre as mulheres grávidas. (Foto Ilustrativa)

Como tratar de enjoo matinal?

Não existe uma fórmula milagrosa para acabar com o enjoo matinal, mas algumas medidas ajudam a combater o problema. Veja:

Coma nos horários certos

Para combater o enjoo, o ideal é estabelecer horários para as refeições. Dessa forma, o organismo se prepara para receber alimentos e o estômago não fica vazio por tanto tempo. Coma de três em três horas.

Repousar é importante

Muitos fatores psicológicos servem de gatilho para o enjoo, como é o caso da ansiedade e do estresse. Para evitar esse problema, o ideal é fazer repousos periódicos.

Leia Também:  Massagem modeladora contra gordura em casa

Saiba mais: Como evitar tonturas e enjoos em viagens

Reduza a ingestão de café

As pessoas costumam tomar café pela manhã, afinal, a bebida é estimulante e proporciona disposição para as atividades do dia. A bebida pode intensificar as crises de enjoo, por isso deve ser cortada do cardápio. É restrição é ainda maior no caso de pessoas com gastrite.

Cuidado para não fazer movimentos bruscos. (Foto Ilustrativa)

Cuidado para não fazer movimentos bruscos. (Foto Ilustrativa)

Não faça movimentos bruscos

Os movimentos bruscos podem desencadear enjoos, especialmente após um longo período de repouso. Essa reação acontece porque acontece uma queda repentina de pressão.

Evite odores fortes

Evitar odores fortes é uma recomendação que serve especialmente para as gestantes que sentem enjoo matinal.

Se o enjoo persistir mesmo após adotar os cuidados mencionados acima, o ideal é procurar assistência médica. Em geral, o médico receita suplementos de vitamina B-6, medicamentos anti-náusea ou anti-histamínico. O tratamento varia de um caso para o outro e requer cuidado, especialmente no caso de mulheres grávidas.

Veja também: Confira os mitos e verdades sobre o enjoo

Agora você já sabe tudo a respeito de enjoo matinal: por que ocorre, como tratar. Em caso de dúvida, deixe um comentário. Continue no Mundo das Tribos e veja outras publicações sobre saúde.

 

Top