Enjoo durante viagem: como evitar

Enjoo durante viagem: como evitar

Muitas pessoas não conseguem fazer viagens longas, pois acabam enjoando ou passando mal. A explicação para isso está no ouvido, no órgão chamado labirinto,…

Por Editorial MDT em 19/06/2012

Enjoos podem estragar qualquer viagem. (Foto:Divulgação)

Muitas pessoas não conseguem fazer viagens longas, pois acabam enjoando ou passando mal. A explicação para isso está no ouvido, no órgão chamado labirinto, por dentre ele tem líquido e cílios que se mexem de acordo com o movimento da cabeça, principalmente do globo ocular. São os cílios que proporcionam o equilíbrio e nas pessoas mais sensíveis a movimentação brusca dos cílios, durante a viagem, provoca efeitos desagradáveis. Além dos enjoos existem outros sintomas provocados como sudorese, palidez e até tonturas. Isso é muito mais comum nas crianças porque o labirinto e o sistema nervoso central são mais imaturos.

Para o motorista é mais difícil sentir enjoos. Segundo especialistas, como ele está concentrado, geralmente olhando para frente, o cérebro entende melhor os movimentos do veículo. O problema é para os passageiros, principalmente os que estão no banco de trás, pois é na parte traseira que o carro balança mais.

Confira algumas dicas para acabar com esse problema. (Foto:Divulgação)

Dicas para acabar com os enjoos

– Prefira viajar no banco da frente;

– Olhe para o horizonte, evite olhar objetos ou situações em movimento, como as ondas do mar;

– Nas viagens de ônibus, avião e navio prefira ficar no meio;

– Meia hora antes de viajar tome remédio para evitar enjoo;

– Se a viagem for muito longa pare algumas vezes para que seu corpo estabilize.

– Não fique sem se alimentar e prefira comida sem gordura e de fácil digestão. Evite alimentos ricos em açúcares e gorduras, que prejudicam o funcionamento do labirinto, que é o centro de equilíbrio do corpo e, consequentemente, tornam o indivíduo mais vulnerável ao transtorno de movimento;

– Evite contato com cheiros fortes como o de motor de embarcações, de escapamento de carros e de cigarro;

– Fique em locais ventilados, de preferência bem perto de janelas.

Confira também: Receitas caseiras para náuseas. 

Alguns outros cuidados contribuem para evitar essa sensação, como beber bastante líquido e se proteger do sol, mas nem sempre isso basta. Siga essas dicas e divirta-se muito antes mesmo de chegar ao destino da viagem.

 

Esse problema é mais comum em crianças. (Foto:Divulgação)

Leia também: Receitas caseiras para combater enjoos

Top