Engenharia Mecatrônica, Faculdades, Curso

Engenharia Mecatrônica, Faculdades, Curso é uma área de trabalho aquecida e que emprega profissionais formados nas faculdades brasileiras reconhecidas pelo MEC – Ministério da…

Engenharia Mecatrônica, Faculdades, Curso é uma área de trabalho aquecida e que emprega profissionais formados nas faculdades brasileiras reconhecidas pelo MEC – Ministério da Educação. O engenheiro mecatrônico pode atuar em diversas áreas e as empresas estão valorizando o profissional, que se destaca na área de inovação. Confira as informações sobre a área de engenharia mecatrônica, os melhores cursos oferecidos e o que faz um engenheiro mecatrônico.

Engenharia Mecatrônica, Faculdades, Curso. (Imagem: Divulgação).

☰ CONTEÚDO

Engenharia Mecatrônica, Faculdades, Curso

 Para exercer a profissão, o engenheiro mecatrônico deve ter um diploma certificado pelo Mec e um registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Por isso, fique atendo aso cursos oferecidos pelo Brasil e certificados pelo Ministério da Educação.

Engenharia Mecatrônica, Faculdades, Curso ou engenharia de Controle e Automação é oferecido como bacharelado, tem duração de cinco anos e reúne disciplinas variadas nas áreas de computação, eletrônica, mecânica e elétrica. Antes de iniciar o curso, saiba que, se você gosta de Matemática e Física, esta é a carreira certa, já que a carga horária para o curso de Engenharia Mecatrônica é extensa para estas disciplinas.

Grade Curricular para curso de Engenharia Mecatrônica

A área de engenharia mecatrônica está em crescimento no mercado. (Imagem: Divulgação).

A grade curricular para o curso de Engenharia Mecatrônica varia de uma instituição para outra. Mas, em geral, a carga horária reúne disciplinas como: Cálculo, Controle e Automação de Sistemas, Cinemática, Circuitos Fluido-Mecânicos, Dinâmica de Sólidos, Eletrônica, Eletricidade, Mecatrônica, Equações Diferenciais, Mecânicas de partículas, Fluídos, Instrumentações, Química, Resistências de Materiais, Robótica, Termodinâmica, Sistemas de Microcontrolados e Teoria de Controle.

Universidades para Engenharia Mecatrônica

Várias universidades no país oferece o curso de engenharia mecatrônica. (Imagem: Divulgação).

A graduação em Engenharia Mecatrônica proporciona uma série de áreas de atuação, principalmente, no setor da indústria. Importante é investir em uma boa universidade para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Confira a lista dos melhores cursos de Engenharia Mecatrônica, avaliados pelo Mec.

Veja as lista das universidades que oferecem as melhores formações para Engenharia Mecatrônica:

– Universidade de Franca;

– Universidade Norte do Paraná;

– Centro Educacional Anhanguera;

– Universidade Estádio de Sá;

– Universidade de São Paulo;

– Centro Educacional Anhanguera. – Faculdade Pitágoras

Engenharia Mecatrônica, Faculdades, Curso são indicados nestas instituições que realiza parcerias com empresas do setor, que estão em busca de talentos e recrutamento de alunos para estágios.

Mercado de trabalho para Engenharia Mecatrônica

O engenheiro mecatrônico é um profissional capaz de desenvolver projetos de automação em indústrias. (Imagem: Divulgação).

O engenheiro mecatrônico é um profissional capaz de desenvolver projetos de automação em indústrias. Ainda é apto a operar, fazer manutenção, construir diversos tipos de máquinas e equipamentos, bem como projetar sistemas para controle de equipamentos.

O profissional de engenharia mecatrônica precisa obter habilidade com cálculos, ser inovador e criativo, para se destacar diante dos demais profissionais do mercado de trabalho.

O mercado de trabalho emprega, todos os anos, profissionais da área e é um dos mais aquecidos do Brasil.

Entre os setores que mais empregam estão os da indústria petroquímica, automobilística, bem como outros setores variados. O engenheiro mecatrônico ainda pode atuar no desenvolvimento, implantação de projetos no segmento de automação e robótica. Hoje em dia, as empresas brasileiras e do mundo todo buscam profissionais capazes de desenvolver sistemas inovadores na área de tecnologia, como criação de software e automação de processos, voltados para a operação de equipamentos mecânicos.

Cursos certificados de Engenharia Mecatrônica no Brasil

A consulta pelos cursos de Engenharia Mecatrônica certificados pelo Mec podem ser consultados no próprio site do Ministério da Educação. Para acessar a lista completa de cursos que são registrados pelo governo feredal, acesse https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhes-curso/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MzIy/9f1aa921d96ca1df24a34474cc171f61/ODU

Acesse a grade curricular disponível por cada universidade e faculdade no Brasil e faça a uma pesquisa. Aproveite as dicas de Engenharia Mecatrônica, Faculdades, Curso.

Top