Enfrentando situações embaraçosas no trabalho

O local de trabalho acaba sendo a segunda casa das pessoas que passam mais tempo em escritórios do que nas suas casas. É comum…

Por Redacao em 24/11/2011

O local de trabalho acaba sendo a segunda casa das pessoas que passam mais tempo em escritórios do que nas suas casas. É comum criar laços e intimidade com os colegas de trabalho, dividindo com eles sentimentos, pensamentos, planos e projetos de vida íntima, afinal, é o colega que senta do seu lado que fica mais tempo perto de você.

No entanto, há momentos em que a separação de vida profissional e pessoal desaparece e então conflitos começam a surgir entre os colegas de trabalho como maus entendidos, situações embaraçosas, fofocas ou intrigas, que geram um ambiente ruim para trabalhar, interferindo no desempenho do profissional.

Palavras que não voltam

Com a intimidade acaba se falando mais do que se pode. A sinceridade e a língua solta podem ferir o ego do outro e gerar uma situação embaraçosa de mágoa e tristeza, podendo se transformar em uma briga declarada e amizade perdida.

Para evitar que suas palavras firam o outro, tente se concentrar para não falar demais, o que para você é algo simples, pode afetar diretamente o seu colega de trabalho. A intimidade que você tem com ele não lhe dá o direito de julgá-lo. Se precisar dar conselhos, faça isso em tom amigável e explicando que não é uma crítica e sim uma dica para melhoramento.

Fofocas

Pessoas que passam muito tempo juntas falam demais, horários de descanso são os mais perigosos para que as fofocas aconteçam, muitas vezes espalhando mentiras e versões desajustadas que podem se transformar em situações de conflito dentro da empresa.

Nunca fale mal de alguém para outra pessoa, isso vai tirar toda a sua credibilidade, pessoal e profissional, além de não agregar coisas boas ao seu ambiente de trabalho. Se tiver um problema para resolver com alguém, vá e fale diretamente com a pessoa, em situação reservada, jamais espalhe o problema com os outros que nada tem a ver com a situação, isso só faz aumentar a situação de crise.

Pedir aumento

A hora de pedir aumento também pode ser uma situação embaraçosa, especialmente se o chefe for um amigo próximo, pois tende a levar a conversa com brincadeira e promessas de um aumento que nunca chega. Tente ser sério e direto, sempre transmitindo a seriedade daquela conversa.

Se ao contrário, o chefe for inalcançável, daquele tipo que precisa marcar hora para conversar, não chegue com arrodeio, vá direto ao ponto e esteja pronto para contra argumentar.

Top