Energia Eólica o Que É?

Atualmente, muito se fala em preservação ambiental, no entanto nem sempre, as pessoas estão realmente a par de como é possível colaborar de verdade com essa proposta.

Um exemplo disso é a energia eólica, mas o que significa?

É uma energia que se obtém através do movimento do ar, ou seja do vento. É uma abundante fonte de energia, renovável, limpa e disponível em todos os lugares.

Seu princípio surgiu baseando-se nos moinhos de vento que foram inventados na Pérsia no séc. V. Estes foram usados para bombear água para irrigação. Os mecanismos básicos de um moinho de vento não mudaram desde então: o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba (gerador de eletricidade).

Assim, os ventos são gerados pela diferença de temperatura da terra e das águas, das planícies e das montanhas, das regiões equatoriais e dos pólos do planeta Terra.
A energia varia e está disponível conforme as estações do ano e as horas do dia. A topografia e a rugosidade do solo também tem grande influência na distribuição de frequência de ocorrência dos ventos e de sua velocidade em um local. Além disso, a quantidade de energia eólica extraível numa região depende das características de desempenho, altura de operação e espaçamento horizontal dos sistemas de conversão de energia eólica instalados.

Este sistema compõe-se também de um aerogerador que atua como gerador elétrico movido por uma hélice, que por sua vez é movida pela força do vento. A hélice pode ser vista como um motor a vento, cuja a quantidade de eletricidade que pode ser gerada pelo vento depende de quatro fatores:

da quantidade de vento que passa pela hélice
do diâmetro da hélice
da dimensão do gerador
do rendimento de todo o sistema

Essa energia é tida como a mais limpa do planeta, disponível em diversos lugares e em diferentes intensidades, uma boa alternativa às energias não-renováveis.

Tudo isto, acaba proporcionado renovação e não destruição da natureza!

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply