Energéticos danificam os dentes

Muitas pessoas acabam fazendo uso de energéticos para ficarem acordados enquanto dirigem ou simplesmente para aproveitarem o melhor da balada. Porém, esse hábito pode…

Muitas pessoas acabam fazendo uso de energéticos para ficarem acordados enquanto dirigem ou simplesmente para aproveitarem o melhor da balada. Porém, esse hábito pode trazer algumas consequências, principalmente aos nossos dentes. Estudos recentes demonstraram que o consumo regular desses produtos pode trazer alguns malefícios bucais. Confira algumas informações a respeito e conheça mais sobre os riscos do uso inadequado dessas substâncias.

O nosso sorriso é nosso cartão de visita.

Sorriso X bebidas energéticas

A Academy of Geberal Dentistry revelou após alguns estudos, que o consumo rotineiro de energéticos pode trazer consequências irreversíveis aos nossos dentes. A principal e mais preocupante delas é o dano ao esmalte, o que torna os dentes mais sensíveis e propensos a se deteriorar.

Veja também: Como acabar com a sensibilidade dos dentes.

Por que os dentes ficam sensíveis?

Compreendendo o estudo

Os pesquisadores se basearam em uma série de aspectos investigados a respeito do assunto. Para poder demonstrar os efeitos dessas bebidas, foi realizado um painel de avaliação, onde foram anotados os graus de dano ao esmalte humano, após ser submetido a diferentes substâncias. As imersões eram realizadas a cada 15 minutos e o processo foi repetido 4 vezes ao dia, durante cinco dias consecutivos. Todo o projeto foi baseado no consumo regular de bebidas energéticas, tendo como exemplo tanto jovens, quanto adultos consumidores.

Estudos indicam que o consumo de energéticos prejudica os dentes

O motivo do consumo dos energéticos

O principal motivo que faz com que haja cada vez mais adeptos dos energéticos, é a vontade de melhorar o desempenho esportivo ou acelerar o metabolismo, de forma a permanecerem mais tempo acordados. Em casos raros, alguns desses indivíduos dão preferência a esse tipo de bebida, substituindo os refrigerantes, porém, nenhuma dessas pessoas possuem a real consciência do dano que as substâncias energéticas podem trazer à saúde, especialmente a dos dentes.

Continuar Lendo  Decoração para quartos de bebê - fotos

Veja também: Produtos clareadores de dentes

Aprenda a evitar os danos

A principal maneira de evitar o dano ao esmalte dos dentes é diminuir o consumo regular dos energéticos. Porém, caso isso não seja possível, especialistas no assunto recomendam mascar chicletes sem açúcar ou enxaguar a boca com água, logo após consumir a bebida. Isso porque ambas as técnicas aumentam o fluxo se saliva, contribuindo para o retorno normal do pH (acidez) da boca. Outra dica sugerida é  aguardar em torno de uma hora, após as refeições, antes de escovar os dentes –  uma forma de prevenir o aumento da erosão aos dentes.

Cuidar bem dos dentes é fundamental para a saúde

Veja também: Tratamento para dentes amarelados.

Manchas nos dentes: como evitar.

Aprenda a escovar os dentes corretamente.

O cosumo exagerado de bebidas energéticas pode trazer graves consequências à saúde bucal e para prevenir seus efeitos, especialistas afirmam que é preciso diminuir o consumo de tais substâncias, além de seguir algumas dicas comportamentais. Lembre-se, o sorriso é nosso “cartão de visita!”.

Top