Enem será a única prova para preencher todas as vagas de 30 universidades federais

Muitas universidades já estão vendo vantagem em utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção de alunos para integrar seus…

Por Redacao em 13/10/2011

Muitas universidades já estão vendo vantagem em utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção de alunos para integrar seus campus. Essa é uma indicação do governo, que a cada ano tenta qualificar ainda mais a prova.

Só neste ano, as 59 universidades federais do Brasil utilizarão, de alguma maneira, o exame. Além disso, o Enem será a única porta de entra para 30 delas, nas quais 22 usarão Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como parte do processo.

Em 14 instituições o Sisu será responsável pelo preenchimento de algumas vagas, não todas, como é caso das universidades federais de Goiás (UFG), Paraíba (UFPB) e Paraná (UFPR).

Outras, um total de sete universidades, utilizarão o Enem como primeira fase do vestibular, entre elas estão a de Minas Gerais (UFMG) e Espírito Santo (UFES).

Nas universidades de Santa Catarina (UFSC) e Rio Grande do Sul (UFRGS), por exemplo, o exame será usado para completar a nota final do vestibular. Outras 5 também farão o mesmo.

Para o preenchimento apenas de vagas remanescentes do vestibular, três universidades utilizarão o Enem 2011: de Brasília (UnB), da Grande Dourados (UFGD) e de Sergipe (UFS). A última, porém, já confirmou que no ano que em 2013 todas as vagas serão preenchidas através das notas do exame.

O Enem acontece nos dias 22 e 23 de outubro em 1.599 municípios. Mais de 5,3 milhões de pessoas realizarão a prova neste ano.

Top