Enem: Novo Prazo Para Inscrição

Não espere o Enem: novo prazo para Inscrição para garantir sua vaga e quem sabe conseguir participar de um dos programas sociais de incentivo…

Não espere o Enem: novo prazo para Inscrição para garantir sua vaga e quem sabe conseguir participar de um dos programas sociais de incentivo ao ensino superior e ingressar numa universidade pública ou privada. A edição de 2015 da prova deve bater um novo recorde de inscritos e por isso você deve acompanhar atentamente as datas para não perder o prazo inicial para o exame.

Enem: Novo Prazo para Inscrição (Foto: Divulgação)

Enem: novo prazo para inscrição

A quantidade esperada de pessoas interessadas em fazer o Enem: novo prazo para Inscrição da prova pode ser um dos motivos que estimule o MEC (Ministério da Educação) adiar o prazo final da inscrição. Mas, como no ano passado não houve a discussão de um possível adiantamento, o estudante deve contar com o calendário mais apertado e se programar, realizando no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) o seu cadastro.

Leia mais informações sobre: Simulado Gratuito do Enem

Taxa de Inscrição

Ao contrário do que muitos candidatos pensam, a conclusão da inscrição do aluno só acontece quando é efetuado o pagamento da taxa no valor de R$ 35 reais, exceto para os que pedirem isenção. Uma dica é não deixar para acertar o boleto bancário nos últimos minutos do prazo, pois o risco de encontrar alguma instabilidade no sistema do banco ou até mesmo do MEC é grande e isso pode ocasionar o cancelamento do cadastro.

Estudante deve pagar a taxa de inscrição para confirmar vaga no exame (Foto: Divulgação)

Isenção

Os alunos da rede pública de ensino de todo o país têm direito à isenção da taxa, assim como também os candidatos que vivem com uma renda familiar de até R$ 1.086,00. Todas as informações passadas ao Inep podem ser averiguadas, por isso tome cuidado no preenchimento e na veracidade das informações. O próprio instituto pode requerer documentos que comprove a falta de recursos para liberar a isenção da taxa de inscrição para o enem 2015.

Leia Também:  Concurso para Médicos e Professores

Leia mais informações sobre: Como Cancelar Inscrição do Enem?

A ficha de carência pode ser preenchida no portal do exame e lá mesmo também é possível acessar o boleto bancário.

Formulário para declaração de carência pode ser feito pelo portal do Inep (Foto: Divulgação)

Cartão de confirmação e o levantamento de dados

Após resolver a questão da taxa, o estudante recebe algumas semanas antes da data de realização da avaliação o cartão de confirmação e anexado também vem o questionário de levantamento de dados. Juntando as respostas dos inscritos, o MEC cria um perfil geral do público da prova, traçando a realidade socioeconômica e outras informações importantes.

Estudante receberá em casa o cartão de confirmação, mas caso queira poderá acessar também pelo site do Enem (Foto: Divulgação)

Quem não receber o material de confirmação pode ficar tranquilo. No site de inscrição mesmo o usuário entra com seu login e senha e pode acessar lá as informações que estão disponíveis no cartão.

Quem quiser saber mais detalhes pode acompanhar o site www.enem.inep.gov.br ou ligar na central de atendimento através do telefone 0800-616161.

Top