Enem 2015: como aliviar ansiedade antes da prova?

Enem 2015: como aliviar ansiedade antes da prova? A seguir você poderá conferir várias dicas para diminuir o estresse na preparação para a próxima edição…

Por Andre em 06/10/2015

Enem 2015: como aliviar ansiedade antes da prova? A seguir você poderá conferir várias dicas para diminuir o estresse na preparação para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio, cujos testes ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro, em todo o Brasil.

Enem 2015: como aliviar ansiedade antes da prova (Foto Ilustrativa)

Quando se aproxima a data da prova, seja do Enem, de vestibulares, concursos públicos ou quaisquer outros processos seletivos, é normal que os candidatos se sintam um pouco ansiosos. Mas quando essa ansiedade começa a aparecer em excesso, ela pode prejudicar o desempenho nos testes.

Diminuição do foco e da concentração, lapsos de memória e perda do raciocínio são alguns dos prejuízos causados pela ansiedade, ou seja, evitá-la é fundamental para conseguir tirar boas notas no Enem 2015.

5 dicas para se dar bem na redação do Enem 2015

Enem 2015: como aliviar ansiedade antes da prova?

Praticar atividades físicas é uma ótima maneira de aliviar a ansiedade e o stress (Foto Ilustrativa)

Uma das principais dicas para aliviar ansiedade antes de testes é começar a se preparar com bastante antecedência, para ter tempo de passar por todos os conteúdos importantes. Quanto mais bem preparado você estiver, mais confiante ficará e se sentirá menos ansioso.

Além disso, é preciso mudar a forma de encarar as provas. Se você enxerga o Enem como um mal necessário, passe a encará-lo como um desafio e uma boa oportunidade de demonstrar o seu talento, a sua disciplina e a sua inteligência.

A meditação também ajuda bastante a relaxar (Foto Ilustrativa)

Outro ponto fundamental é não estudar na véspera da prova. Aproveite esse momento para relaxar, ouvir uma boa música, conversar com os amigos, namorar, fazer uma boa refeição (sem exageros) e dormir bem, para estar bastante descansado no dia dos testes.

Como estudar para o Enem 2015

Algo que também ajuda a aliviar o estresse é praticar atividades físicas nos dias que antecedem as provas. Além de contribuir para uma vida mais saudável, os exercícios estimulam o cérebro, melhorando o raciocínio e a memória. Futebol, caminhada, corrida, artes marciais e pedaladas são opções interessantes.

Mais dicas para relaxar antes do Enem 2015

Na véspera da prova, nada de estudar. O melhor é relaxar (Foto Ilustrativa)

Entre as dicas para relaxar antes do Enem, também vale apostar em meditação, yoga, massagens e técnicas de respiração, que ajudam bastante a se sentir mais calmo e preparado antes de eventos importantes.

Receitas de chás que ajudam contra o estresse

E nos dias das provas, saia de casa mais cedo para evitar engarrafamentos e outros problemas que podem surgir no trânsito. Assim, você chega ao local dos testes com tranquilidade e fica mais relaxado antes de iniciar as provas.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Top