Enem 2015: Aprenda a elaborar uma boa conclusão de texto

Enem 2015: Aprenda a elaborar uma boa conclusão de texto, aumentando as chances de tirar uma boa nota na redação do Exame Nacional do…

Enem 2015: Aprenda a elaborar uma boa conclusão de texto, aumentando as chances de tirar uma boa nota na redação do Exame Nacional do Ensino Médio, resultado que poderá ser bastante útil (para ingressar no ensino superior, participar do Fies, ProUni, etc).

Enem 2015: aprenda a elaborar uma boa conclusão de texto (Foto Ilustrativa)

A estrutura de uma boa redação traz, geralmente, um parágrafo de introdução, dois ou três parágrafos de desenvolvimento e um parágrafo de conclusão. E é sobre essa parte final da redação que vamos comentar.

O parágrafo de conclusão de um texto deve ter uma atenção especial por parte do estudante, para fechar a sua redação com chave de ouro, ainda mais no caso do Enem. Por isso, é essencial ficar atento ao redigir o texto.

Cursos de redação para o Enem 2015

Enem 2015: Aprenda a elaborar uma boa conclusão de texto

Manter a estrutura ideal da redação é o primeiro passo para tirar uma boa nota na prova discursiva do Enem (Foto Ilustrativa)

Para elaborar o parágrafo de conclusão da redação do Enem, é preciso levar em conta o raciocínio apresentado anteriormente no texto, tanto na introdução quanto no desenvolvimento. De maneira geral, ele pode trazer um argumento que sintetize as ideias mais importantes citadas na redação.

Além disso, quem estiver fazendo o Enem 2015 deve atentar para o fato de que a conclusão do texto precisa trazer uma proposta de intervenção para solucionar o problema levantado pelo tema da redação do Enem.

O parágrafo de conclusão da redação deve encerrar o texto com chave de ouro (Foto Ilustrativa)

É fundamental prestar atenção a este ponto, já que se trata de um dos principais critérios levados em conta pelos corretores da redação do Exame Nacional do Ensino Médio, podendo influenciar diretamente na nota que será dada ao texto.

Leia Também:  Sisu 2015 inscrições abertas, como se inscrever

Novas regras de redação, Enem 2015

Já com relação aos erros que devem ser evitados na conclusão da redação do Enem estão apresentar ideias novas (isso pode torná-la um outro parágrafo de desenvolvimento) e fazer dois parágrafos de conclusão. Alguns candidatos também se esquecem de fazer a conclusão, outro erro gravíssimo, já que o texto precisa ser finalizado com o parágrafo de conclusão.

Outras dicas para fazer a conclusão da redação do Enem

O candidato deve evitar discursos utópicos na conclusão do texto (Foto Ilustrativa)

Se você está querendo saber como encerrar a redação do Enem, outra dica importante é evitar discursos utópicos no parágrafo final do texto, já que esse tipo de encerramento possui um baixo poder de argumentação.

Dicas de atualidades para quem vai prestar Enem 2015

Quem opta por essa modalidade de conclusão pode dar a impressão de que não tem uma visão muita crítica em relação à realidade.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Top