ENEM 2015: confira 10 dicas para se preparar com antecedência

Leia a matéria “ENEM 2015: confira 10 dicas para se preparar com antecedência” e descubra como proceder para conquistar uma boa nota no Exame…

Leia a matéria “ENEM 2015: confira 10 dicas para se preparar com antecedência” e descubra como proceder para conquistar uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio. As orientações mostram como organizar os estudos e manter o equilíbrio até o dia da prova. Confira!

ENEM 2015: confira 10 dicas para se preparar com antecedência. Foto: Ilustrativa.

Mesmo antes do cronograma oficial do Enem ser divulgado, muita gente já estava se preparando para o exame. Essa prova passou a ter uma enorme importância nos últimos anos, substituindo os vestibulares de algumas das maiores universidades públicas do país.

Estudar com antecedência para o ENEM é uma das principais estratégias de quem deseja sair na frente para tentar uma vaga no ensino superior pelo exame, pois assim você pode se preparar com mais tranquilidade e ter um tempo maior para ficar por dentro das matérias que serão exigidas nas provas.

Leia mais: Dicas de como estudar para o Enem

ENEM 2015: confira 10 dicas para se preparar com antecedência

Nesse ano de 2015, o Enem será aplicado nos dias 24 (sábado) e 25 (domingo) de outubro. Enquanto a data da prova não chega, é muito importante manter o foco e investir na preparação. Veja como estudar para ENEM 2015: confira 10 dicas para se preparar com antecedência:

Leia Também:  Matrículas do Sisutec foram prorrogadas até 20 de agosto

1. Organize o tempo de estudo

É muito importante organizar o seu tempo para conseguir estudar. Foto: Ilustrativa.

Separe algumas horas do seu dia para se dedicar totalmente aos estudos. Ao elaborar o cronograma, procure dar uma atenção especial às matérias em que você tem mais dificuldades.

2. Conheça o formato da prova

Lendo o edital do ENEM 2015, disponível no Diário Oficial da União, você terá acesso ao conteúdo exigido nas provas e poderá direcionar melhor os estudos. Você também pode realizar os exames anteriores para conhecer o formato das questões e tomar nota dos assuntos recorrentes.

3. Use todas as ferramentas disponíveis

Graças à internet, estudar nunca esteve tão fácil. Através da rede mundial de computadores é possível encontrar apostilas, videoaulas, cursinhos preparatórios, questões comentadas, simulados online e fóruns de discussão.

4. Evite acumular matérias

Em hipótese alguma deixe acumular matérias. Foto: Ilustrativa.

O grande erro dos estudantes é deixar as matérias acumularem, por isso é fundamental criar um cronograma e siga-lo à risca, para que não fique nada acumulado. Defina, com certa antecedência, quais assuntos serão estudados no dia ou na semana.

Saiba mais: Como conseguir bolsa de estudos com o Enem

5. Faça resumos

Além de ajudar na memorização, os resumos serão muito úteis na hora de revisar as matérias já estudadas. Enquanto estiver realizando a leitura de um determinado conteúdo, lembre-se de grifar as palavras-chaves e depois utilizá-las para construir as fichas de resumos.

6. Não se contente com o básico

Além das matérias tradicionais, fique atento aos avanços na saúde e na ciência, pesquisas e meio ambiente, lendo publicações científicas. Também é muito importante ler jornais, revistas e portais de notícias para se manter informado sobre atualidades.

Leia Também:  Melhores métodos de estudo para Enem

7. Treine para a redação

Exercite a escrita fazendo redação. Foto: Ilustrativa.

Treine suas habilidades de escrita fazendo várias redações ao longo da preparação, seguindo as mesmas normas exigidas pelo MEC. Se possível, produza um texto por dia, abordando temas que estão em alta.

8. Resolva exercícios

Para estudar de verdade, não basta apenas ler e anotar os conceitos mais importantes. O candidato precisa resolver os exercícios de cada disciplina, de preferência as questões que já caíram nas provas anteriores do Enem.

9. Faça exercícios físicos

A atividade física ajuda a enfrentar a maratona que é o preparo para o ENEM, além de combater o sedentarismo. Portanto, não abra mão de praticar um esporte ou fazer uma caminhada todos os dias.

Praticar exercícios físicos também é válido. Foto: Ilustrativa.

10. Não se esqueça da vida social

A rotina de estudos deve ser equilibrada com momentos de relaxamento e descontração. Por isso, não deixe de sair com os amigos, ouvir música e fazer tudo o que está acostumado, fora dos horários de estudo.

Veja também: Formas de estudar para Enem 2015

Depois de conferir a matéria “ENEM 2015: confira 10 dicas para se preparar com antecedência”, é fundamental iniciar a sua preparação, a fim de conquistar uma boa nota na prova. Continue acompanhando as publicações no Mundo das Tribos, afinal, temos muitas outras dicas de estudo e informações sobre o Enem.

 

Top