Enem 2013: dicas para escrever uma boa redação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 é a porta de entrada de muitos estudantes para algumas universidades federais, por meio do Sistema…

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 é a porta de entrada de muitos estudantes para algumas universidades federais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, quem faz o Enem, fez o Ensino Médio em escolas públicas ou foi bolsista (100%) o Programa Universidades Para Todos (Prouni) é outra possibilidade de ingresso no ensino superior, só que em instituições privadas, que usam a classificação do último Enem para escolher os alunos ingressantes por meio de bolsas de estudos que podem ser de 50% ou 100%.

Leia mais sobre: Datas para inscrição ENEM 2013 

 

Preste atenção na redação do Enem para conseguir boa nota (Foto: Divulgação)

Campos de conhecimento cobrados pelo Enem 2013

A prova do Enem é dividida da seguinte forma: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, além da redação. O primeiro passo para se dar muito bem em todas as etapas do Enem 2013 é investir em conhecimento e informação. Ler o jornal diariamente, além de se assistir noticiários e vasculhar a internet atrás de vários campos de conhecimento é essencial para se dar muito bem no Enem.

Correção da redação do Enem 2013 estará mais rigorosa

Nos últimos anos a redação do Enem virou motivo de polêmicas. O modo como foram corrigidas alguns textos que não tinham uma argumentação autoral, que inclusive, levava em seu meio uma receita de macarrão instantâneo e hino de clubes de futebol, fez com que as regras passassem a ficar mais rigorosas para esse quesito essencial para uma boa pontuação na prova.

Treine a redação para se dar bem no Enem (Foto: Divulgação)

Defenda seu ponto de vista na redação do Enem 2013

O ponto de vista do aluno deve ser respeitado durante a redação do Enem. A organização da prova propõe um assunto e cabe ao estudante desenvolver um paragrafo apresentando a temática e dando indícios de como vai argumentar. Na segunda estrofe começa o desenvolvimento argumentativo. Depois, é só ser conciso e apostar em um texto com começo, meio e uma bela conclusão que expresse sua opinião com relação ao problema e as possíveis soluções para tal.

Continuar Lendo  10 benefícios das notas do Enem

Saiba mais sobre: Novas regras de redação, ENEM 2013 

Vocabulário e ortografia na redação do Enem

Engana-se quem acha que pouco importa seguir rigorosamente o padrão da língua portuguesa. Além de defender um ponto de vista com argumentação querente, o estudante deve cuidar para não cometer erros de ortografia e gramática. Nesses casos, se existirem dúvidas, basta substituir as palavras por uma que você tenha certeza de como se escreve. O mesmo vale para concordâncias verbais.

Top